Linguagem de São Paulo

25/01/2024
"Uma pergunta. Quando São Paulo, em sua conversão, caiu de seu cavalo...
"E de onde você tira que ele caiu do cavalo?" São Paulo relata sua conversão em quatro textos (Atos 9:1-9; 22:1-10; 26:9-18; 1 Cor 15:6-10) e nenhum cavalo aparece neles.

O Apóstolo prega com autoridade divina. São Paulo, como declara no início de várias das suas cartas, tem plena consciência da sua autoridade evangelizadora: «Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado ao apostolado, escolhido para pregar o Evangelho de Deus» (Rm 1, 1). Ele sabe bem que a sua Palavra é a Palavra divina, a mesma que criou o mundo, a única capaz de recriá-lo e salvá-lo: é a voz de Cristo, «quem vos ouve, ouve-Me» (Lc 10, 16). Os apóstolos, portanto, "são embaixadores de Cristo, como se Deus vos exortasse por nosso intermédio" (2 Cor 5, 20; "embaixador acorrentado", aliás, Ef 6,20). Por isso, louva os tessalonicenses: «Damos graças a Deus incessantemente, porque quando ouvistes a palavra de Deus que vos pregamos, a aceitastes, não como palavra do homem, mas como palavra de Deus, que é na verdade, e que opera eficazmente em vós que credes» (1 Ts 2, 13).

Por outro lado, o Apóstolo sabe bem que os homens entram no reino da graça de Cristo pela «obediência da fé» (Rm 1, 5; cf. 10,8-13; 16,26; 2Cor 9,13). Deus quis que a humanidade, perdida pela desobediência, fosse salva pela obediência (Rm 5:19). Ora, a obediência da fé só pode ocorrer se os pregadores anunciarem o Evangelho com autoridade, com a autoridade divina de Cristo.

E, a este respeito, é de notar que a actual notável regressão do Evangelho na humanidade (cf. João Paulo II, Redemptoris missio 1990, 2-3) deve-se principalmente ao fato de que tantos pregadores, afetados por uma cultura democrático-igualitária, que instaura a ditadura do relativismo, não ousam pregar o Evangelho aos homens com a plenitude da autoridade apostólica.

São Paulo centra sua pregação em Cristo. Ele não dá a volta ao mundo e arrisca a vida para pregar "valores", não é estúpido o suficiente para isso. Aos coríntios, amantes do erudito e da oratória, como os bons gregos, confessou: «Nunca me vangloriei entre vós de ter conhecido outra coisa senão Jesus Cristo, e ele foi crucificado» (1 Cor 2, 2). "Os apóstolos não cessaram o dia inteiro para ensinar e anunciar Cristo Jesus" (Atos 5:42). Paulo não saiu de Tarso para o mundo a não ser para pregar Jesus, o único nome que nos foi dado debaixo do céu, como diz São Pedro, pelo qual podemos ser salvos (Atos 4:12). Todos os pregadores que não centram sua palavra em Cristo estão perdendo seu tempo miseravelmente. Além disso, estão enganando o povo.

O próprio Cristo diz a Saul: "Eu vos envio [os gentios] para abrirdes os olhos, para vos voltardes das trevas para a luz, e do poder de Satanás para o poder de Deus, e para receberdes a remissão dos pecados e a herança daqueles que são devidamente santificados pela fé em mim" (Atos 26:17-18).

O Evangelho do Apóstolo é muito claro, não mede palavras nem eufemismos. "Você estava morto por seus pecados, seguindo o espírito deste mundo, sob o príncipe dos poderes do ar, sujeito ao espírito que opera nas crianças rebeldes, seguindo os desejos de sua carne [mundo-carne-demônio], sendo condenado à ira, assim como os demais. Mas Deus, que é rico de misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, deu-nos a vida por meio de Cristo: pela graça fostes salvos" (cf. Ef 2:1-5 abreviado). Éramos "escravos" do diabo-mundo-carne, e Cristo nos libertou, "servos de Deus" (Rm 6:19-23).

Na Carta aos Romanos, São Paulo faz uma síntese doutrinária perfeita sobre a salvação da humanidade pecadora. Todos os pagãos são uma massa de pecadores "indesculpáveis", que até se vangloriam de seus pecados. E todos os judeus também são pecadores, e ainda mais aqueles que se consideram justos. "Judeus e gentios estão todos sob o pecado. Não há justo, nem mesmo um" (3:10-11). Mas Deus, por causa do seu grande e gratuito amor por nós em Cristo, através da fé n'Ele, ofereceu-nos graça e salvação, de modo que «onde abundava o pecado, abundava ainda mais a graça» (5, 20). No entanto, esta não é uma salvação automática em Cristo: é necessário receber esta graça livremente, deixar-se mover por ela para uma nova vida, pois "Deus dará a cada um segundo as suas obras; aos que trabalham perseverantemente na prática do bem e buscam a glória, a honra e a incorrupção, a vida eterna; mas aos que são teimosos, rebeldes à verdade, que obedecem à injustiça, à ira e à indignação" (2:5-8). Portanto, "não vos enganeis: nem fornicadores, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem injuriadores, nem pessoas vorazes, possuirão o reino de Deus. E alguns de vós fostes assim, mas fostes lavados, santificados, justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito do nosso Deus" (1 Cor 6, 9-11).

Um evangelho claro e forte, declarando uma clara diferença entre fiéis e infiéis. "Se o nosso evangelho é velado, é para aqueles que não crêem, que vão para a destruição, cegos pelo deus deste mundo, para que a luz do evangelho, da glória de Cristo, não brilhe neles" (2 Cor 4, 3-4). Os fiéis cristãos, por outro lado, devem ser "irrepreensíveis, filhos de Deus sem mácula, no meio desta geração má e perversa, entre a qual apareceis como tochas no mundo, sustentando a palavra da vida" (Fl 2, 15-16). Portanto, "não vos unais em união desigual com os descrentes. Que consórcio pode haver entre a justiça e a iniquidade? Qual é a comunidade entre a luz e as trevas?... qual a diferença entre o crente e o descrente? Que concerto entre o templo de Deus e os ídolos?" (2 Cor 6:14-16).

Uma linguagem cheia de amor. Uma eloquência de amor como a de São Paulo não se encontra em todo o Novo Testamento. Aos cristãos de Filipos: "Sempre que me lembro de vós, dou graças ao meu Deus; sempre, em todas as minhas orações, pedindo com alegria por vós, desde o primeiro dia até agora... Eu te carrego no coração... Sois todos participantes da Minha graça. Deus é o meu testemunho do quanto vos amo a todos no seio de Cristo Jesus" (1, 3-8), "meus amados irmãos, que tanto desejo ver, a minha alegria e a minha coroa" (4, 1). Note-se que a recordação contínua que o Apóstolo faz dos cristãos que gerou em Cristo é sempre uma oração-recordação, não uma mera recordação vazia, cheia apenas de sentimento (Ef 1, 16).

Aos de Tessalônica: "Vós vos tornastes exemplo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia" (1 Ts 1,7); "Por amor a ti, quisemos dar-te não só o evangelho de Deus, mas também a nossa própria alma: tu te tornaste tão amado por nós" (2:8). Pelas notícias trazidas por Timóteo, "vivemos até hoje sabendo que permaneceis firmes no Senhor. Que graças, então, daremos a Deus por toda essa alegria que desfrutamos por você diante de nosso Deus, orando noite e dia com a maior seriedade para ver seu rosto e completar o que falta em sua fé?" (3,8-10). Mesmo aos cristãos de Corinto, que lhe deram tantos problemas, ele dedicou palavras de amor: «Dou continuamente graças a Deus pela graça que vos concedeu em Cristo Jesus, porque nele fostes enriquecidos de todas as maneiras» (e enumera os muitos carismas que neles existem, 1 Cor 1, 4-8). "Meus queridos filhos", tereis muitos mestres, mas "não muitos pais, porque fui eu que vos gerei em Cristo por meio do evangelho" (4:14-15). "O meu amor está convosco em Cristo Jesus" (16:24). No final das suas cartas, São Paulo costuma dirigir saudações muito cordiais, por vezes longas, à comunidade e a certas pessoas específicas: devem saber que estão todas gravadas no coração (Rm 16; Cl 4:10-18; Etc.)

São Paulo expressa um amor muito especial por seus colaboradores no apostolado evangelizador: Timóteo, Tito, Epafrodito, Lucas, "o médico amado", Tíquico, Onésimo, etc. (Fl 2,19-30; Cl 4:7.14; 2 Tm 4:11; etc.). Com palavras comoventes, louva os seus heroicos serviços a Cristo e às Igrejas, e pede-lhes o maior e mais útil amor. Por outro lado, ele às vezes reclama: "Além de me ter abandonado por amor a este mundo" (2 Tm 4:10), e "Alexandre, o ferreiro, me fez muito mal. O Senhor o recompensará de acordo com suas obras. Cuidado com ele, pois ele tem mostrado grande resistência às nossas palavras" (4:14-15).

Linguagem que às vezes é dura com os fiéis. O amor de São Paulo pelos cristãos não conteve a severidade apostólica que às vezes eles precisavam para permanecer fiéis. Recordarei apenas algumas palavras muito poderosas suas, dirigidas com todo o amor aos fiéis de Corinto, sempre divididos em facções, e tantas vezes contagiados pelos pecados do mundo degradado em que viviam.

Vocês são "como bebês em Cristo", e quando eu os visitei só pude dar-lhes leite espiritual, não alimento sólido; porque ainda sois carnais, viveis à maneira humana, estais cheios de divisões (1 Cor 3, 1-5). Por outro lado, "sabe-se agora que a reina entre vós, e tal que nem sequer existe entre os gentios" (5:1). Ele excomunga um homem e "o entrega a Satanás" para ver se ele se converte (5:4-5); e depois o recebeu de volta à comunidade, "para perdoá-lo e consolá-lo, para que não seja consumido por tristeza excessiva" (2 Cor 2,5-11). Ele adverte os coríntios a se prepararem para a obediência quando os visitarem novamente, "pois as armas de nosso exército não são carnais, mas são poderosas de Deus para derrubar fortalezas, destruir concílios e toda coisa altiva que se oponha ao conhecimento de Deus, dobrar todo pensamento à obediência de Cristo, pronto para punir toda desobediência e reduzi-lo à obediência perfeita" (10:4-6).

Linguagem muito dura contra os eruditos heréticos. Cristo já havia predito: "Muitos falsos profetas sairão e desviarão muita gente" (Mt 24,11; cf. 7,15-16; 13,18-30. 36-39). E, de fato, as primeiras comunidades cristãs sofreram uma perseguição muito grande não só dos judeus e pagãos, mas ainda mais terrível dos "irmãos" cristãos que falsificaram o cristianismo: esta foi, sem dúvida, então, como é agora, a ação diabólica mais forte contra a Igreja. Os escritos dos apóstolos – São Pedro (2 Pd 2), Tiago (3,15), São Judas (3-23), São João (Ap 2,3; 1 Jo 2,18,26; 4,1) – muitas vezes refletem essa situação, e tratam os teólogos cristãos heréticos e cismáticos com palavras tão terríveis quanto as usadas por Cristo contra estudiosos e fariseus. Hoje, essa "linguagem evangélica", para muitos que incomparavelmente veneram mais a liberdade de expressão do que a ortodoxia, é escandalosa e absolutamente inadmissível, ou seja, incompatível com a caridade cristã.

São Paulo, como os outros apóstolos, dedica em suas cartas fortes e frequentes ataques contra os falsos doutores do Evangelho, e os denuncia fazendo um retrato implacável deles. "Eles resistem à verdade, como homens de entendimento corrupto" (2 Tm 3,8), são "homens maus e sedutores" (3,13), que "não sofrem sã doutrina, ávidos por novidades, que adquirem muitos mestres segundo seus próprios desejos e, sendo surdos à verdade, dão ouvidos às fábulas" (4:3-4). Eles "fingem ser mestres da lei, quando na realidade não sabem o que estão dizendo, nem entendem o que estão dogmatizando" (1 Tm 1:7; cf. 6,5-6.21; 2Tm 2.18; 3,1-7; 4,15; Tito 1:14-16; 3:11). São "indivíduos enganadores, realizados nos estratagemas do erro" (Ef 4:14; cf. 2 Ts 2:10-12), e "a sua palavra se espalha como gangrena" (2Tm 2.17).

E se ao menos despertassem suas dúvidas em sua própria intimidade... Mas muito pelo contrário: são apaixonados por publicidade, dominam os meios mundanos de comunicação social – que lhes estão escancarados – são "muitos, insubordinados, charlatões, malandros" (Tito 1:10)... Dinheiro? Poder? Prestígio?... Em ambos os casos, a reivindicação será diferente. Mas o que todos certamente buscam é o sucesso pessoal neste mundo atual (Tito 1:11; 3:9; 1 Tm 6:4; 2 Tm 2:17-18; 3:6). Um sucesso que eles costumam alcançar. Basta que se distanciem da Igreja ou a denigrem para que o mundo lhes garanta o sucesso que desejam. E é que "são do mundo; É por isso que eles falam a língua do mundo e o mundo os ouve. Nós, por outro lado, somos de Deus. Quem conhece a Deus nos ouve, quem não é de Deus não nos escuta. Nisto conhecemos o espírito da verdade e o espírito do erro» (1 Jo 4, 5-6; cf. Jo 15,18-27).

Reforma ou apostasia. Estamos hoje demasiado afastados da linguagem de Cristo e dos Apóstolos. O Espírito Santo, se nos ativermos à nossa linguagem sombria e fraca, não mudará a face da terra, aumentando o Reino de Deus nas nações. Que Deus aumente o número de fiéis que «perseveram na escuta do ensinamento dos Apóstolos» (Act 2, 42) e que são capazes de confessar Cristo diante dos homens (Mt 10, 32). (Fonte: InfoCatolica)

Jose María Iraburu, sacerdote

A beata Ana Catarina Emmerich, nas suas visões da Última Ceia, no início da "Amarga Paixão de Cristo", fala-nos de uma conversa emotiva entre Jesus e João. Nele, o Senhor "também lhe disse algo a respeito de sete igrejas, coroas, anjos, e lhe deu a conhecer representações misteriosas que, como creio, significaram várias épocas".

Virgens tolas

21/06/2024

Na catedral de Magdeburg, na Alemanha, uma das primeiras catedrais góticas daquele país, há esculturas das cinco virgens sábias e das cinco virgens tolas fora da entrada norte do transepto. Essas esculturas datam de meados do século XIII e, com grande maestria para sua época, expressam as emoções e a linguagem corporal dos personagens que...