Nuria Ester, depois de se converter do espiritismo: "Viver na graça é sentir o que significa o verdadeiro amor"

19/06/2024

Nuria Ester, nascida em Barcelona, é a caçula de 3 irmãs. Ela cresceu em um ambiente em dicotomia, pois foi educada em uma escola religiosa, mas em casa o ambiente era totalmente oposto. Ela cursou um curso superior e também se formou como Designer de Moda, que foi sua profissão por mais de 22 anos. Deixou a vida profissional para poder cuidar do filho e do pai doente, o que lhe deu muito tempo livre para treinar e professar sua fé. Atualmente possui 3 canais no Youtube onde lê obras de místicos e santos da Igreja, são eles:

Por Javier Navascués

LEITURA DIVINA, onde atualmente está lendo a obra HISTÓRIA DE UMA ALMA de Santa Teresa do Menino Jesus e espera poder ler muitas outras obras para ajudar pessoas que não têm tempo ou têm dificuldade de ler por diferentes motivos. Ela também tem um segundo canal chamado MARÍA VALTORTA ALMA VICTIM, onde ela lê a obra de María Valtorta e no qual eles já têm mais de 40 mil inscritos e têm uma comunidade linda e os frutos que ela traz são muito bonitos. Este canal surgiu da inspiração do Padre Fortea, que o recomendou em uma de suas conferências. E finalmente VIVIR EL FIAT, onde lê a obra de Luisa Piccarreta, com a intenção de redirecionar a interpretação da obra dentro da doutrina da fé, já que há muitas divergências e confusões em torno dessa leitura.

Como a experiência com a diretoria do Ouija o marcou na juventude?

Isso me marcou muito, já que tudo o que a gente perguntava era sobre o futuro, então como misturavam verdades com mentiras, eu acreditava que tudo era verdade e que a "imagem" que ele traçou sobre o meu futuro era verdadeira. Foi tão sugestivo para mim que eu tive um relacionamento em que cogitávamos o casamento e eu terminei pensando que meu futuro marido ainda estava por vir.

Quantos anos você esteve nesse ambiente escuro e o que sentiu?

Passei aproximadamente 3 décadas nesse ambiente. Senti um pequeno vínculo com Deus, a quem, apesar do meu estilo de vida longe da Igreja, continuava a rezar quase todas as noites. Lembro-me que quando tinha problemas sérios, rezava para ele, lamentava e explicava-lhe os meus assuntos pessoais à noite, mas também me lembro que nunca o culpei por nada do que me aconteceu. Direi que o que não senti foi "paz", que a paz veio assim que disse "sim" e voltei à Igreja, recorri aos sacramentos e mudei radicalmente meu estilo de vida. Um dia um pároco perguntou-me como me sentia depois do meu regresso e a minha resposta foi "sinto uma paz que nunca tinha sentido antes", sorriu e disse... é o Espírito Santo.

Até que ponto ele tinha consciência de que estava fazendo errado?

Na minha opinião, por mais que nos distanciemos de Deus, há uma voz interior, que nos diz o que é certo e o que é errado. Durante esses anos, fui enganado a pensar que se pode fazer as coisas do seu próprio jeito, e que, desde que não se machuque ninguém, está tudo bem, mas esquecemos que devemos também, e em primeiro lugar, não ferir a Deus, não machucá-Lo. Eu diria que não estava muito consciente até chegar o ponto de virada em que vi tudo com outro olhar, com Deus como protagonista da minha história.

Você pode testemunhar por sua própria experiência que o diabo existe?

Absolutamente sim, e direi que ele é infinitamente mais inteligente do que qualquer ser humano, que joga com uma vantagem, porque não vemos o mundo espiritual. Podemos sentir ou sentir, mas não vemos. Direi que a única coisa que ela quer é a nossa destruição física e espiritual e que seu sucesso mais retumbante é nos fazer acreditar que ela não existe, para que a vida seja vivida de forma individualista, buscando prazeres, diversões e assim por diante, o que nos faz esquecer do próximo e, claro, de Deus. O diabo triunfa quando sua existência é negada, o diabo não se incomoda quando a pessoa já está em um caminho longe de Deus e vai sozinho pelos caminhos que a levam à perdição, à morte da alma. Quando você retorna a Deus você sente ainda mais a sua presença e sua inimizade, sua fúria quando ele vê que ele perdeu você o leva a trair-se ainda mais e a dar-lhe todos os tipos de aborrecimentos e medos, mas Deus é maior e tudo é para a sua glória. "Quando Deus ordena, até o diabo obedece", no final os demônios obedecem aos mandamentos de Deus e fazem o que Deus permite.

Quando você começou a pensar que tinha que mudar de vida?

No mesmo dia em que senti com razão que o céu existe, mas que o inferno também existe, que Deus existe e me observa, olha para mim, me ama e está triste e não está feliz em ver meu estilo de vida e minhas decisões, que eu aprovei. Foi no mesmo dia que senti vividamente a Presença de Deus e um profundo chamado para voltar à Igreja com Ele e nunca me ajoelhar diante de ninguém além de Deus (pois me ajoelhei diante de figuras de barro de outra religião que pratiquei, a Umbanda).

Senti como ofendi a Deus de muitas maneiras, e que os julgamentos que fiz sobre mim mesmo não são de forma alguma como os julgamentos que Deus faz. Entendi que minha vida tinha que mudar radicalmente e olhar como Ele olha para mim, viver pensando que Ele vê tudo e sofre se eu O magoar.

Ao mesmo tempo, entendi que o mundo demoníaco estava muito satisfeito com minha vida anterior e que romper com isso seria apenas com a ajuda de Deus. Entendi tudo isso porque Deus me ajudou a entendê-lo.

Quando foi o momento em que tomou a decisão?

O dia da Virgem de Guadalupe em 2020. Foi tão rápido que fiquei atordoado por dias, sem entender o que tinha acontecido comigo. O sentimento que eu tinha, desde que sentia a Presença de Deus à minha frente e como a minha vida o desagradava, era de imenso amor, alegria exultante, um "retorno aos braços de meu Pai" que, de qualquer forma, ainda me amava. Expressar o que senti é complicado, mas lembro que o primeiro sentimento que tive foi o de um verdadeiro arrependimento da minha vida anterior, que foi uma graça de Deus e que foi seguida de uma felicidade imensa e uma paz nunca sentida antes.

Todas as trevas da minha vida anterior desapareceram no instante em que recebi a absolvição pelos meus pecados e recebi depois de tantos anos o Corpo de Cristo. Naquele dia a Igreja teve um concerto de música sacra no meio da missa, senti que era o dia do meu casamento, que todo o céu estava feliz com o meu retorno, e eu não parei de chorar sozinho no meio da Igreja, em silêncio por pura felicidade. Foi lindo demais, não sei explicar. Foi um retorno para casa com imensa gratidão e a certeza de que eu não era o único feliz com isso, que meu retorno estava fazendo todo um Deus, nosso Senhor, feliz. Não é impressionante que o próprio Deus se alegra com o retorno de um filho?

Como foi seu processo de aproximação aos sacramentos e crescimento na fé?

Queria receber os sacramentos imediatamente, porque tinha recebido uma boa formação católica numa escola do Opus Dei, que deixei de lado quando deixei a vida de fé.

Quase instintivamente, senti que tinha que recorrer à Virgem Maria, porque como mãe entendo que uma mãe quer que todos amem nossos filhos, portanto, senti que, como nossa Mãe, Ela me guiaria. Então, um dia fui à casa do padre que me confessou e pediu que ele me explicasse como rezar o terço, ele me deu um livreto e um terço da cidade de Belém, de quando ele estava lá. Então comecei a rezar, pouco depois decidi consagrar-me a Maria para a Invocação de Fátima, mas se vos digo a verdade, tudo veio naturalmente, acreditei que tinha de o fazer e fiz, foi um sentimento de total "confiança". Senti que era uma menina segurando a mão de sua Mãe em um terço, e que de Sua Mão, eu estava segura. Contei isso ao padre e ele sorriu.

Fiz a coisa certa, a partir daí, minha vida de fé cresceu rapidamente e Deus me abençoou com novas amizades católicas, que me acompanharam desde o início. Também quis recuperar o contato com a Obra (Opus Dei) fazendo uma linda amizade com uma mulher que, além de amiga, me ajuda muito nas questões de formação. A direção espiritual de um santo frade franciscano foi outra bênção, pois com ele sou sincero e me ajudo a discernir assuntos complicados. Devo dizer que fiz muitas amizades com pessoas consagradas.

Em suma, Deus colocou as pedras de pavimentação do meu caminho e eu caminho em segurança pela mão de Maria, porque Ela me conduz ao Seu Filho.

O quanto você está mais feliz agora e sua vida está mais plena?

Pergunta tremenda. De 0 a 100 eu diria que minha vida costumava estar em um grau de felicidade de 25 e agora está acima de 100. Explico:

Minha vida não mudou no sentido de que meus problemas foram resolvidos, embora eu tenha que dizer que muitos deles foram resolvidos rapidamente, me dando muita paz de espírito. A vida continua a ser o que é, uma estrada rochosa com luzes e sombras. A diferença é que agora, não estou mais sozinho na caminhada, agora sinto verdadeiramente a Presença de Deus que me acompanha. A solidão desapareceu, o vazio desapareceu, agora me sinto mais plena do que nunca, me sinto completa, porque o que me faltou Deus provê. Para me explicar, direi que antes eu era um vaso vazio cheio de objetos inúteis, agora ainda sou um vaso vazio, mas estou cheio de amor a Deus, um amor que Deus recebe e que sei que o agrada. Esse amor dá vida ao meu espírito e o eleva. Não sou mais apenas um corpo vivendo uma vida, agora sou um espírito vivendo uma vida de fé em um corpo e com meus olhos fixos em Deus, que me olha e me ama.

Qual é o principal conforto de viver na graça de Deus?

Viver na graça de Deus é viver na amizade com Deus. O maior consolo é poder sentir, e poder dizer, Deus me sustenta, eu sinto sua mão em mim, ele cuida de mim, ele me ama e me perdoa. O maior conforto é sentir em seu coração o amor de Deus, sentir que dentro de você, você carrega o próprio Deus quando está em estado de graça e recebeu Seu Corpo. A plenitude é sentida quando você também faz adoração e o observa, você tem rajadas de alegria, paz, amor, e sente que o Senhor está te observando e vindo até você, para lhe dar um beijo. Viver na graça de Deus para mim é sentir o que significa o verdadeiro amor, um amor que não é nada comparado ao amor humano que podemos sentir pelo próximo. O amor de Deus é diferente, a graça de Deus é viver uma história de amor com Amor.

O que você diria para as pessoas que estão em uma situação semelhante e não têm forças para mudar de vida?

É bom reconhecer que não se pode fazer isso sozinho, o primeiro passo é reconhecê-lo e colocar-se nas mãos de Deus, explicando-lhe, quanto a um bom amigo, o que é, nossos problemas e incapacidades e designando-o como o "criador" da mudança.

Então você tem que colocar aquela pitada de "fé" de que o milagre vai funcionar e esperar, porque os tempos de Deus não são nossos. Cada pessoa tem uma história e precisa de um fato particular para entender as coisas, então, como Deus prepara a situação para a mudança, todo o resto não importa, é melhor confiar e deixar a direção dos acontecimentos para Ele. Além disso, Deus é muito engraçado e criativo e sempre gosta de nos surpreender e até nos fazer rir para que reconheçamos que seu nível de criatividade é incompreensível e impressionante. No final, você não terá escolha a não ser dizer "graças a Deus" porque você realmente entende que Ele fez tudo. (Fonte: INFOCATOLICA)