O poder do Maligno é muito grande hoje

16/09/2024

Nota anterior. "Aquele que adverte não é um traidor." Neste artigo, repetirei vinte vezes o que está declarado no título. E faço-o precisamente para superar o silenciamento generalizado sobre uma grande verdade: o poder do demónio aumenta muito onde a Igreja é grandemente enfraquecida e diminuída. Uma realidade que ocorre com frequência hoje no Ocidente.

Por José María Iraburu, sacerdote 

É um silêncio que vai da Santa Sé aos últimos cristãos. Em não poucas nações ocidentais de antiga afiliação cristã, essa apostasia profunda e generalizada de Cristo e da Igreja é friamente ignorada. E, ao mesmo tempo, o crescente poder do Diabo sobre essas nações é calmamente ignorado. Vinte vezes ou mais vou insistir nessa grave verdade. Repetitio est mater studiorum. Vamos ver se a repetição supera o silêncio.

Quinze anos atrás, comecei este blog com o título Reforma ou Apostasia. E neste tempo o abandono da fé e da vida na Igreja acelerou-se muito no Ocidente. (Falo do "Ocidente" sem marcar seus limites, porque seria muito difícil fazê-lo, se não impossível.) Em muitas Igrejas locais, por exemplo, apenas uma pequena minoria de católicos batizados assiste à missa dominical. Quase todos os casais aceitam a prática comum da contracepção, como um progresso ao qual os cristãos não devem renunciar porque são cristãos. E na política não há problema em dar o voto a partidos abortistas, divorciados e adúlteros. Quase não existem vocações sacerdotais ou religiosas. A chama da Eucaristia se apaga todos os anos em muitos altares. Igrejas e conventos são vendidos...

Tudo isso indica que o poder do diabo aumentou muito e que o poder da Igreja diminuiu na mesma proporção. As palavras de São João não são excessivas agora: "O mundo inteiro está debaixo do Maligno" (1 Jo 5,19). O título Reforma ou Apostasia é deixado para trás, e já estamos em Apostasia ou Reforma.

Demônio, mundo e carne

Os três inimigos do Reino de Cristo neste mundo estão unidos, como os ângulos de um triângulo retângulo. O Diabo é o líder do exército de anjos caídos, tentadores dos homens e inimigos de Deus. O mundo é a parte da humanidade sujeita a ele, e estranha, rebelde a Deus. E a carne é a natureza humana caída, ferida pelo pecado original, o pecado de Adão, um pecado prolongado por nossos pecados pessoais.

A parábola do semeador é encontrada nos três evangelhos sinóticos (Mt 13:2-9; Mc 4, 1-9 e Lc 8, 4-8). E na explicação da parábola (Mt 13:18-23; Mc 4,18-20 e Lc 8,11-15), Cristo ensina que os três inimigos da semeadura do Evangelho são o Maligno – Satanás-Diabo + a Carne – fraqueza, desenraizamento + o Mundo, riquezas.
Pecado original "mudou todo o homem 'para pior', de acordo com o corpo e a alma" [a carne, o homem carnal], e é essa natureza ferida - nenhuma outra - que foi transmitida a todos os homens (529, Orange II: Denzinger 371-373). Esta é a doutrina revelada na Sagrada Escritura e continuada na Tradição. É o que ensina o Concílio de Trento (1546) no Decreto sobre o pecado original (Denz 1510-1516): "O homem nasce "inclinado para o mal", com sua imagem nativa de Deus desfigurada, destinado à morte e sujeito ao poder d'Aquele "que tem o poder da morte, isto é, do diabo" (Hb 2,14).

E só Cristo Salvador pode dar ao homem um novo nascimento por meio do Espírito Santo, como filho de Deus, que nos liberta do Maligno: «Não há debaixo do céu nenhum outro nome [Jesus Cristo] em que possamos ser salvos» (Act 4, 2).

Predominância de Cristo no mundo medieval

Cristo é o Rei da Idade Média cristã. E como já expliquei [blog 707], é através de sua Igreja, que encoraja e mantém a mentalidade religiosa, a cura da razão pela fé e da vontade pela caridade, a evangelização de todos os costumes e instituições fundamentais: o casamento, o templo, a escola, a universidade, a lei e o dever, arte em todas as suas formas, na liturgia, poesia e música, história e literatura, vestimenta, arquitetura, ... Tudo foi marcado pela influência de Jesus Cristo, o Salvador, e sua única esposa, a Igreja Católica. As aparições da Virgem são sem lágrimas.

Pecados também foram cometidos, é claro, mas o arrependimento e o sacramento da penitência foram pregados e despertados. E o que era realmente ruim não era pensado ou dito bom, como, por exemplo, aborto ou adultério. Coisas ruins eram raras, escandalosas e eram vistas pela sociedade como um pecado.

Já citei [blog 714] a encíclica Inmortale Dei de Leão XIII (1885), onde ele refutou amplamente a lenda negra de que os inimigos de Cristo haviam se espalhado sobre a Idade Média, caracterizando-a como sombria, cruel e falsa. Ele afirma e demonstra que "houve um tempo em que a filosofia do Evangelho governava os Estados ... A sociedade civil, assim organizada, produziu bens maiores do que toda a esperança" (n. 9)... A Idade Média foi uma época muito difícil para o Diabo.

Predominância do Diabo no mundo de hoje

«Não queremos que Ele reine sobre nós» (Lc 19, 14). Após a Idade Média e sua unidade espiritual católica, a rejeição de Cristo Rei começou no século XVI na forma de uma rejeição da Igreja Católica, que é a presença e autoridade de Cristo no mundo. E isso foi especialmente percebido em Martinho Lutero, que tinha uma poderosa força religiosa e até política para afirmar e espalhar sua rejeição [blog 708]. Em diferentes derivações religiosas ou filosóficas, seu espírito rebelde e herético se espalhou nos séculos seguintes.

Mas sempre – ainda – a rebelião anti-Igreja encontrou resistência e superação em grandes forças da Igreja Católica: no Concílio de Trento, na Companhia de Jesus [blog 709], na reforma do Carmelo, Santa Teresa e São João da Cruz [blog 710]; em grandes congregações religiosas; Bispos e dioceses e tantos outros santos santos e pastores sagrados.

Os documentos mais fortemente combativos foram os dos papas. Nos artigos anteriores, lembrei-me de alguns: Beato Pio IX [blog 713], Qui Pluribus, Cuanta Cura, Syllabus; os de Leão XIII [blog 714], Divinum Illud Munus, Libertas Praestantissimum, Humanum Genus; e mais especialmente São Pio X [715], Lamentabili, a grande encíclica Pascendi e o Juramento Anti-Modernista. Houve outras grandes testemunhas de Cristo na Sé de Pedro, especialmente Pio XII.

Volto ao subtítulo. No Ocidente descristianizado, estando as Igrejas locais em avançado estado de prostração e diminuição, o poder do Diabo é o mais forte em muitas nações. Sua influência prevalece em quase todos os principais campos: escolas e universidades, costumes e leis – leis penais, duramente aplicadas – imprensa e rádio, televisão, aborto e eutanásia, divórcio e adultério, política, entretenimento e moda, negócios, homossexualidade ativa e transgenerismo, etc. Realiza-se assim em grau misterioso a afirmação do apóstolo João: «O mundo inteiro está debaixo do Maligno» (1 Jo 5, 19).

Hoje existem muitos cristãos "não praticantes", ou talvez simplesmente "apóstatas". Abandonam Jesus Cristo, os sacramentos, os caminhos do Evangelho, o seguimento do Pastor que salva. Talvez porque eles não acreditem que haja uma questão de "salvação" eterna. E embora não faltem aqueles entre eles que mantêm uma memória positiva de Cristo, na realidade, os não praticantes chegam a se assimilar aos apóstatas.

Muitos deles pensam que, afastando-se de Cristo e de sua Igreja, são deixados na "terra de ninguém". Mas eles estão enganados. Na realidade, «deixando o caminho reto, desviaram-se e seguiram o caminho de Balaão» (2 Pd 2, 15). São Pedro dedica a eles um capítulo tremendo de sua segunda carta. Transcrevo alguns versículos:

"Se, tendo se retirado das corrupções do mundo pelo conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, eles novamente se enredam nelas e se permitem ser conquistados, seus últimos dias se tornam piores do que seus princípios. Seria melhor para eles não conhecerem o caminho da justiça do que abandonar os santos preceitos que lhes foram dados depois de conhecê-lo" (20-21).

No caso dos apóstatas plenos, é notável que alguns deles demonstrem zelo por espalhar suas mentiras diabólicas, muito superior ao compromisso que muitos cristãos dedicam à defesa e difusão da fé. Isso é muito perceptível, acima de tudo, na vida política.

Além disso, o formidável poder do Diabo neste mundo atual tem uma confirmação indiscutível. E é que hoje os cristãos constituem o grupo social mais perseguido do mundo, de acordo com agências confiáveis. Quanto mais profundo e público é o apego a Cristo, Senhor do céu e da terra, quanto mais profundo e público é no cristão, hoje encontra na maioria dos assuntos da sociedade de hoje mais resistência do que ajuda, mais rejeição do que apoio social, mais desprezo do que estima. Um muro de silêncio também será erguido quando os cristãos forem perseguidos, mortos, presos por resistir às leis criminais. Tudo isso "não é novidade" para a mídia apóstata, bem sujeita ao Pai da Mentira. É normal... É claro: do mundo pós-cristão de hoje, pode-se dizer com toda a verdade: corruptio optimi pessima (a corrupção do melhor é a pior). Os diagnósticos do apóstolo João no primeiro século também se cumprem hoje.

«O que há no mundo – a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a arrogância do dinheiro – isso não vem do Pai, mas do mundo" (1 Jo 2, 16). O que o mundo de hoje imprime no nosso pensamento e no nosso comportamento, se não o evitarmos com a graça de Cristo, «não é a sabedoria que desce do alto, mas a sabedoria terrena, animal e diabólica» (Tg 3, 15). "Adúlteros. Você não sabe que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Portanto, se alguém quer ser amigo do mundo, é inimigo de Deus" (4:4).

É comum nos santos ter uma compreensão muito vívida dos males do mundo. Eles veem o que muitos outros cristãos, pastores ou fiéis, mais ou menos mundanos, não conseguem ver. E se não o virem, não poderão evitá-lo – assumem-no – nem denunciá-lo e combatê-lo. Mas o Concílio Vaticano II ensinou justamente que "em toda a história humana há uma dura batalha contra o poder das trevas" (GS 37b), uma batalha travada nos últimos vinte séculos pela Igreja no poder de Cristo. Mas hoje são muito poucos os cristãos conscientes desta realidade, que foi notavelmente silenciada no período pós-conciliar. Eles nem descobriram que estamos em guerra - especialmente se eles estão indo bem no mundo. O texto citado pelo Vaticano II chega a dizer sobre Cristo: "Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer a paz, mas a espada» (Mt 10, 34). Sim, os cristãos estão em guerra com o mundo do Diabo.

Recordarei alguns exemplos daquela santa lucidez dos Santos em reconhecer o pecado do mundo, que às vezes está escondido. E isso inclui o lado mundano da Igreja. Esses santos que cito tinham diante de si um mundo em que quase todos eram "cristãos".

+Santa Teresa de Jesus (+1582)

Ele diz que aqueles que vêm à contemplação pela graça de Deus veem inúmeros males no mundo: "Que senhorio tem uma alma que o Senhor vem aqui, que olha para tudo sem se enredar nisso! que pressa ela é desde o tempo em que esteve lá, como está assustada com sua cegueira, como é ferida por aqueles que estão nela, especialmente se são pessoas de oração e a quem Deus já dá! Gostaria de gritar para deixar claro o quão enganados estão... Você vê que é uma mentira muito grande e que estamos todos nela ... Não há mais ninguém que viva, vendo com os olhos o grande engano em que caminhamos e a cegueira que trazemos... Oh, o que é uma alma que se vê aqui, para ver essa farsa desta vida tão mal arranjada! Tudo a cansa, ela não sabe como fugir; ela se vê acorrentada e aprisionada; ela anda como se estivesse perdida em uma terra estrangeira" (Vida 20:25-26; 21:4, 6). Assim dizia São Pedro: viver no mundo «como estrangeiros e peregrinos» (1 Pd 2, 11). Ou São Paulo: «Não vos conformeis com este mundo» (Rm 12, 2).

+São Cláudio La Colombière (+1682)

«A depravação é maior hoje do que nunca, e nosso século, cada vez mais refinado, também parece estar cada vez mais corrompido. Há em nosso meio um mundo que é réprobo e amaldiçoado por Deus, um mundo do qual Satanás é senhor e soberano, um mundo pelo qual o Salvador não ofereceu orações a Seu Pai, um mundo que Jesus Cristo reprovou e do qual Ele sempre foi rejeitado. Esse mundo é onde reinam a vaidade, o orgulho, o embotamento, a impureza, a irreligião. É lá que as normas do Evangelho são menos notadas e onde eles até se gabam de seguir outros contrários a eles. (Fragmentos De la fuite du monde, em Écrites 295-296).

+São Luís Maria Grignion de Montfort (+1716)

«Nunca o mundo foi tão corrupto como é hoje"... A abordagem de Monfort lembra a de Santo Inácio nas duas bandeiras. É a de Cristo. "Aí você tem dois lados, com os quais nos encontramos diariamente, o de Jesus Cristo e o do mundo... À direita está a do nosso Salvador: sobe por um caminho estreito e apertado como nunca antes, por causa da corrupção do mundo" [Mt 25:33; 7:14]... "À esquerda, o lado do mundo, o do diabo, esplêndido e brilhante... Aqui as estradas são largas e mais espaçosas do que nunca... [«e levar à destruição», Mt 7, 13]... Multidões passam por eles... Eles são plantados com flores... À direita, o pequeno rebanho que segue a Cristo [Lc 12,32]. Poucos entram nesses caminhos estreitos, "pois aqueles que pertencem a Jesus Cristo crucificaram seus instintos vis com suas paixões e desejos" [Gl 5:24]; para serem discípulos de Cristo, devem tomar a sua cruz quotidiana e segui-Lo [Lc 9, 23] (Carta aos Amigos da Cruz, 7).

+São Paulo da Cruz (+1775):

"O que podemos fazercom este grande mundo, onde não há nada além de um ar de pecado que fede?" (Carta à filha da Sra. Ercolani 19 de junho de 1762). "Lembro-lhe, e gostaria de escrevê-lo mais com lágrimas de sangue do que com tinta, que este pobre mundo está inundado em quase todos os lugares com iniqüidade e que Deus está muito ofendido [...]; ele é tão ofendido, desprezado e ultrajado pela maioria dos cristãos" (Ct. Valerani 12-VII-1742).

+Santo Antônio Maria Claret (+1870)

"O mundo sempre foi um mundo impuro, mas no dia é nojento e colocado em completa malignidade. Grandes calamidades nos ameaçam. A Espanha é terrível e piora a cada dia... A carruagem do mal corre como vapor [vai muito rápido], e o curso do bem está completamente paralisado" (Ct. ao P. Galdácano 8-II-1858).

Esses tremendos diagnósticos de nosso mundo poderiam ser verdadeiramente afirmados hoje? Se fosse esse o caso, o que parece, eles teriam que ser ditos, e com urgência urgente de conversão. Pois bem, hoje se cumpre o que aqueles santos disseram com mais verdade do que no seu tempo. E são necessárias palavras muito sérias, que dão origem a diagnósticos e ações muito graves... Para grandes males, remédios sérios. As Igrejas devem ser convocadas com urgência para buscar soluções para uma situação tão ruim. (Observação. Mas a grande reunião não deve ser sobre o possível sacerdócio das mulheres ou a conveniência de conter o clericalismo, o poder das autoridades eclesiásticas e outras questões climáticas.)

Deve-se notar que todas essas advertências - diagnósticos tão graves dos santos citados ocorrem em tempos relativamente bons da Igreja: naqueles séculos o Dia do Senhor, a missa dominical, a confissão são vivida; os catecismos ainda ousam ensinar todas as verdades da fé; os casamentos duram, as separações ou o adultério são raros e muito lamentados; Há uma consciência unânime a favor da imodéstia São muitas as vocações ao sacerdócio e à vida religiosa, que servem o Senhor nas missões, nas obras de educação, na caridade, etc.

Será bom imaginar, então, o que esses santos diriam se estivessem vivos agora. Eles diriam algo como Rivera.

+Venerável José Rivera (+1991)

Cito fragmentos de alguns de seus escritos publicados por Julio Alonso Ampuero em seu excelente livro Um Profeta como Fogo. Perfil Espiritual do Venerável José Rivera (Ed. Anawim, Madrid 2024, 156 pgs).

«O mundo está muito ruim e a situação da Igreja é muito séria" (pág. 75, Qta. 4-VI-1973). Hoje "não se pode falar do inferno, nem da vida eterna, nem dos anjos, nem do diabo..." (Texto não publicado Reflexões, citado na pág. 119). Nem de quase nenhuma das grandes verdades da fé... Em suas Cartas: "Urgente, urgente [...] Milhares de homens estão perdidos sem Deus" (18 de novembro de 1974). "A situação é muito ruim. As pessoas insistem em procurar remédios naturais – políticos, sociais, culturais... – e tudo isso não é o remédio, embora parte disso tenha que ser feito. A raiz do enorme mal que nos invadiu é o pecado"... A salvação "só pode ser consertada pela obtenção da graça, santidade, caridade de Deus ... E tudo isso é alcançado pela oração, mas necessariamente acompanhado pela expiação" (12 de outubro de 1976).

-A Virgem Maria em suas aparições, falando em nome de Deus, garante a verdade do que dizem os santos

Lendo o testemunho dos santos citados, alguns leitores podem pensar que seus diagnósticos do mundo, e indiretamente da Igreja, expressam apenas os sentimentos de pessoas pessimistas, sobrecarregadas e neurotizadas por tantos pecados e males de nosso tempo. Pessoas fracas, de pouca fé e ainda menos esperança. Essa suspeita é totalmente falsa e deve ser rejeitada por duas razões principais.

1) Porque nas aparições da Virgem Maria, precisamente naquelas que ocorreram nos últimos séculos, ela expressa julgamentos muito sérios e muito semelhantes sobre a situação do mundo e da Igreja – embora às vezes não a nomeie – e pede urgentemente a conversão, advertindo que, se não acontecer, tremendos castigos medicinais cairão sobre a humanidade. Diz a mesma coisa que os autores citados disseram e dizem. E não se trata de sugerir que a Virgem Maria esteja deprimida e um tanto neurótica com tantos males.

2) Porque, sendo especialmente iluminados e purificados pelo Espírito Santo, os santos são os conhecedores mais lúcidos de seu tempo. É nos seus diagnósticos do presente quem, vivendo puramente pela fé e assistidos pelos dons do Espírito Santo, está mais em sintonia com "os pensamentos de Deus", que não são os dos homens (Is 55,8; Mt 16, 23); e eles estão mais livres de possíveis condicionamentos subjetivos de caráter ou apegos temperamentais catastróficos. São, como as palavras de Nossa Senhora, um apelo urgente à conversão, porque o crescimento dos pecados já é enorme, e é cada vez mais banalizado: chamam-se "erros".

+A Madonna de la Salette (1846)

A Virgem Maria fala com duas crianças, mas o faz para que elas possam transmitir às pessoas suas palavras, que ela diz em lágrimas.

"Se meu povo não quiser obedecer, sou forçado a largar o braço de meu Filho. É tão forte e pesado, não consigo mais aguentar... Eu tenho sofrido por você por tanto tempo... E você não ouve"... [Blog 711].

+A Virgem de Fátima (1917)

O Anjo da Paz, em 1915, apareceu três vezes aos três filhos de Fátima, como precursor das aparições da Virgem, e disse-lhes:

"Tome e beba o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, horrivelmente ultrajado por homens ingratos"... "Ore! Reze muito... Ofereça um sacrifício de tudo o que puder, um ato de reparação pelos pecados com os quais ele é ofendido. "Jesus Cristo é terrivelmente ultrajado por homens ingratos. Repare seus crimes e console seu Deus.

A Virgem Maria aparece às crianças pela primeira vez a 13 de Maio de 1917, vestida de branco, na Cova da Iria, e mais seis meses no mesmo dia 13 [blog 433].

"Quereis oferecer-vos a Deus para suportar todos os sofrimentos que Ele vos quer enviar, num acto de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido e de súplica pela conversão dos pecadores? "Sim, nós queremos"...
(13-VI) Foi então que a Virgem os fez ver seu coração, cercado de espinhos. "Entendemos que foi o Imaculado Coração de Maria, ultrajado pelos pecados da humanidade, que pediu reparação"... Ao dizer essas palavras, ele abriu as mãos... Vimos como um mar de fogo. Submersos naquele fogo, os demônios e as almas, como se fossem brasas transparentes e negras ou bronzeadas"... (19-VIII) Rezem, rezem muito e façam sacrifícios pelos pecadores, pois muitas almas vão para o inferno porque não têm ninguém para sacrificar e orar por elas". (13-X) "Não ofendas mais a Deus, nosso Senhor, que já está muito ofendido».

+Nossa Senhora de Akita (1973)

Este belo nome é usado para nomear a Virgem Maria que apareceu em 1973 para o Sr. Agnes Katsuko Sasagawa em um convento em Yuzawadai, nos arredores de Akita (Japão). A Irmã era budista, como sua família, e se converteu à fé católica em Lourdes. Ele recebeu três mensagens da Virgem diante de uma estátua dela, que parecia estar chorando, como também aconteceu em muitos outros momentos depois. No 1º, Maria pede orações para se preparar para "as calamidades que se aproximam" (6 de junho de 1973). No 2º: "Muitos homens neste mundo afligem o Senhor", e pede orações e reparações. A 3ª mensagem é longa e urgente:

"Minha querida filha, ouça bem o que tenho a dizer a você (...) Se os homens não se arrependerem e melhorarem, o Pai infligirá um terrível castigo a toda a humanidade ... não poupando nem os sacerdotes nem os fiéis. Os sobreviventes ficarão tão desolados que invejarão as mortes. As únicas armas que restarão para vocês serão o Rosário e o Sinal deixado por Meu Filho. Todos os dias recite a oração do Rosário, rezando pelo papa, bispos e sacerdotes. A obra do demônio se infiltrará até mesmo na Igreja, de tal forma que você verá cardeais se opondo a cardeais e bispos contra bispos. Os sacerdotes que me veneram serão desprezados e rejeitados por seus confrades... igrejas e altares saqueados, a Igreja se encherá daqueles que aceitam compromissos, e o diabo pressionará muitos padres e almas consagradas a abandonar o serviço do Senhor. (…) Hoje é a última vez que falarei com vocês com uma voz viva. De agora em diante obedecereis àquele que vos foi enviado e ao vosso superior"...

O Ordinário diocesano do convento, Monsenhor John Shojiro Ito, Bispo de Nigata, autorizou dentro de sua diocese "a veneração da Santa Mãe de Akita", enquanto havia um "julgamento definitivo" de aprovação, pronunciado pela Santa Sé. Até agora isso não aconteceu.

Sr. Inês morreu recentemente, em 15 de agosto, dia da Assunção, aos 93 anos. O culto à Santa Mãe de Akita continua. Seu centro está no Santuário Redemptoris Mater de Nossa Senhora de Akita, no convento dos Servos da Sagrada Eucaristia, em Yuzawadai, Japão.
A bem-aventurada Anne Catherine Emmerick (1774-1824), mística agostiniana alemã, em sua abundante obra escrita, transcrita por Clemens Brentano, concorda com os santos citados.

O grave enfraquecimento da Igreja em certas nações do Ocidente certamente implica um crescimento do poder do diabo. Isto deveria suscitar, especialmente nos Bispos e na Santa Sé, grandes alarmes e grandes mudanças e melhorias na pregação do Evangelho e na acção pastoral, na oração, nos sacramentos e na vida dos fiéis sobreviventes. Mas, por incrível que pareça, é um fato enorme que é silenciado, ou que é tratado com eufemismos bem-humorados e medidas reformistas nulas, estas supostamente substituídas pela confiança na Providência divina. Essa frieza inerte diante do tremendo sangramento de não-praticantes e apóstatas requer uma análise cuidadosa por si só. Espero fazê-lo, se Deus quiser, em artigos futuros.

Mas de agora em diante eu avanço: Deus providente preserva e governa tudo o que ele criou (Vaticano I). Ele não lança criaturas à existência, desconsiderando-as. Os males no mundo e na Igreja só podem ocorrer com a permissão de Deus, que deseja trazer um bem maior por ocasião deles. Oremos e trabalhemos a serviço de Deus e de seu Reino. Mas seja qual for o assunto, com a graça de Deus vamos sempre manter a paz e a alegria espiritual (Fp 4:4), vivendo na fé, esperança e caridade. Deste modo, estaremos sempre em conformidade com a Providência divina, segurando a sua mão. (Fonte: INFOCATOLICA)

Você está impedido de conhecer a verdade porque, por sua cegueira, não recorre nem à autoridade da Tradição nem à dos Evangelhos, mas a si mesmo. Você se estabeleceu como um mestre do erro pela simples razão de que não foi um discípulo da verdade. Mas que conhecimento adquiristes da fé católica, quando nem sequer sois capazes de proclamar...

"E o bom Crisóstomo não foi um pouco longe demais nas coisas duras que às vezes dizia?"
Não creio que tenha ido mais longe do que Cristo – raça de víboras, filhos do diabo – ou São Paulo, falando contra aqueles que exigiam a circuncisão: «Oxalá aqueles que vos perturbam sejam completamente castrados!» (Gl 5:12).