O único caminho

23/10/2024

No passado, como Roma havia se tornado o centro do mundo, as rotas de trânsito eram planejadas a partir da própria cidade para chegar até ela. Não era do interesse do império construir uma estrada de Norica à Panônia, ou da Alemanha à Trácia, mas estradas de Norica a Roma, da Pananônia a Roma, da Alemanha a Roma, etc. Daí a famosa frase "todos os caminhos levam a Roma". 

Por Tomás I. González Pondal 

Em um sentido espiritual, pode-se dizer que Deus faz qualquer coisa para converter alguém na Igreja Católica, na Roma eterna. Mas há algumas décadas, mais precisamente desde o Concílio Vaticano II – e mais precisamente desde o documento pernicioso que foi levantado naquele Concílio e que se chamava Unitatis Redintegratio – eles tentaram mudar o significado espiritual. O fato de que "todos os caminhos levam a Roma" foi deixado de lado, e algo muito diferente foi afirmado: "Roma leva a todos os caminhos". Quais são as implicações deste último? Implica um sentido anticatólico, antibíblico, antiapostólico, antipatrístico, antiescolástico, antiromano, antissão e antisalvífico. É diretamente anticrístico. Com a frase que eles estão dizendo – é claro que muito falsamente! – que agora deve ser considerado católico que uma Roma terrena, indo contra a Roma eterna, sustente que os caminhos traçados por outras religiões são válidos como escadas de salvação.

Já escrevi em outras ocasiões contra o falso ecumenismo, mas diante das reiterações escandalosas perpetradas – infelizmente – pelos Papas pós-conciliares e que levam as almas a enganar, é necessário insistir na boa doutrina.

Como é sabido, Francisco, em uma conferência dada em Cingapura, apresentou sem rodeios o próprio ensinamento que emerge, como foi dito, do documento conciliar Unitatis Redintegratio. Eis as palavras escandalosas: "Uma das coisas que mais me impressionou em vós, jovens, que estais aqui, é a capacidade de diálogo inter-religioso. E isso é muito importante, porque se você começar a discutir – 'minha religião é mais importante que a sua', 'a minha é a verdadeira, mas a sua não é verdadeira. 'Onde tudo isso leva? Onde? Alguém responda! Onde? Todas as religiões são um caminho para chegar a Deus. E, eu faço uma comparação, eles são como línguas diferentes, como línguas diferentes, para chegar lá. Porque Deus é Deus para todos. E assim, porque ele é Deus para todos, todos nós somos filhos de Deus. 'Mas o meu Deus é mais importante do que o seu!' É isso verdade? Existe apenas um Deus, e nós, nossas religiões, somos línguas, caminhos para chegar a Deus. Um é sikh, o outro é muçulmano, hindu, cristão; embora sejam caminhos diferentes" ("Catholic Junior College" (Cingapura), sexta-feira, 13 de setembro de 2024. Documento completo em: https://www.vatican.va/content/francesco/es/speeches/2024/september/documents/20240913-singapore-giovani.html).

As falsidades que emergem do texto são horríveis no sentido mais profundo da expressão "horror", porque segui-las põe em perigo a salvação eterna.

Se eu lhe dissesse que todas as coordenadas de voo são igualmente válidas para chegar ao aeroporto na Itália, você certamente acabará, no melhor dos casos, pousando em qualquer prado, exceto no local fixo: apenas uma coordenada é a precisa. Se alguém quiser chegar ao topo do Aconcágua escalando, a única maneira possível é colocar os dois pés no terreno dessa montanha e iniciar a subida, mas seria inútil procurar o cume mencionado pisando no Everest, no Himalaia ou no Monte Fitz Roy: o Aconcágua é apenas um. Se me derem um problema matemático para resolver (2+2+4-2=6), a única maneira de chegar ao algarismo verdadeiro é respeitando a única maneira de chegar lá: se eu sentir que, em vez de subtrair os dois, não importa se eu multiplicar, nunca chegarei ao algarismo verdadeiro.

E assim como o modernismo escandaliza, vamos dizer-lhe quatro coisas que o escandalizarão muito. Primeiro, se posso usar a expressão, a Revelação Divina é de uma precisão mais implacável do que uma coordenada geográfica, do que um pico específico, do que um exercício matemático. Se Cristo afirmou enfaticamente: «Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai senão por mim» (Jo 14, 6), significa que fora d'Ele não há caminho, nem verdade, nem vida. Portanto, o judaísmo não é um caminho para Deus, porque não anda por Cristo e Ele foi morto; então o budismo não é o caminho para chegar a Deus, porque rejeita o catolicismo; de modo que o maometismo não é o caminho para Deus, porque não acredita que Cristo é Deus. Portanto, nenhuma dessas religiões é uma maneira de chegar a Deus porque elas não acreditam na Santíssima Trindade. Em segundo lugar, Jesus afirmou: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja» (Mt 16, 18); muito concreto; Cristo construiu uma Igreja, não várias; apenas um, sobre Pedro. Em terceiro lugar, e derivado do exposto, temos o dogma da fé que exaspera o modernismo, um dogma que ele também detesta com todas as suas forças, que não entende, que o atordoa, que o torna enjoado: "Extra Ecclesiam nulla salus" (Fora da Igreja Católica não há salvação). Quarto, da doutrina católica sabemos quais são as notas da Igreja; no Catecismo Maior de São Pio X aprendemos: "Como se pode distinguir a Igreja de Jesus Cristo de tantas sociedades ou seitas fundadas por homens e que se dizem cristãs? – Entre tantas sociedades ou seitas fundadas por homens, que se dizem cristãs, a verdadeira Igreja de Jesus Cristo pode ser facilmente distinguida por quatro notas, porque só ela é UNA, SANTA, CATÓLICA e APOSTÓLICA"; lá também aprendemos: "E por que a verdadeira Igreja também é chamada de ROMANA? – A verdadeira Igreja também é chamada romana porque as quatro características de unidade, santidade, catolicidade e apostolicidade são encontradas apenas na Igreja que reconhece como sua cabeça o Bispo de Roma, sucessor de São Pedro"; e fomos ensinados: "Não poderia haver mais igrejas? -Não, senhor; não pode haver mais Igrejas, porque assim como há apenas um Deus, uma Fé e um Batismo, também não há e não pode haver mais de uma Igreja verdadeira". Em conclusão, quando Francisco afirma que "todas as religiões são um caminho para chegar a Deus", ele está indo diretamente contra o ensinamento de Cristo, contra a Revelação, contra os ensinamentos da Igreja Católica, tudo para seguir as novidades modernistas.

Quando Francisco, dirigindo-se aos jovens, diz: "Se vocês começarem a discutir – 'minha religião é mais importante que a sua', 'a minha é a verdadeira, mas a sua não é verdadeira'. Onde tudo isso leva? Onde? Alguém responda!", eu respondo: que considerar todas as religiões como verdadeiras não é conhecer a verdade; que essa invenção leva à perdição das almas, à sua confusão, à sua desorientação e a uma falsa misericórdia; que isso leva ao desprezo pelo sangue derramado por milhares e milhares de mártires; que isso leva ao desprezo pelo zelo e pela caridade que tantos missionários mostraram e continuam a mostrar, bem como ao desprezo pelas missões; que isso leva ao insulto de tantos ilustres defensores da fé que corajosamente atacaram heresias e tudo com vistas à defesa da única verdade encontrada na Igreja Católica; o que, em suma, leva ao ultraje de toda santidade pelo ultraje direto à Noiva do Cordeiro.

Quando Francisco ensina que "todas as religiões são línguas, caminhos para chegar a Deus", ele se mostra ignorante da linguagem de Deus: "Todos os deuses dos gentios são ficção" (Salmo 95-96-, 5). Deus se agrada de uma língua, de uma Palavra, de Sua Palavra, e fora Dele não há prazer: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava, no início, com Deus. Por meio dele todas as coisas foram feitas, e sem ele nada foi feito do que foi feito. N'Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens» (Jo 1, 1-4).

Vamos voltar nossos olhos para a Roma eterna. Defendamos destemidamente a Igreja Católica. Cristo é o único caminho e Ele se dá a nós em Sua Igreja. Mostremos a verdade na caridade, corrigindo quem erra. Através das missões, ajude aquele que está nela a sair do erro, e não o engane dizendo-lhe que onde ele está é um caminho válido.

Por que o modernismo faz concessões a falsos credos? Porque o modernismo tem, como eles e mais do que eles, os sopros de Satanás. Eles são todos da mesma família.

Não consigo encontrar uma maneira melhor de terminar este escrito do que invocando as palavras do famoso apologista Cardeal Pie (1815-1880): "Todos os erros podem ser feitos concessões mútuas, eles são parentes próximos porque têm um pai comum: 'Vos ex patre diabolo estis'. A verdade, filha do céu, é a única que nunca capitula (...). Sim, Santa Igreja Católica, você tem a verdade porque tem unidade e porque é intolerante em deixar essa unidade desfazer. (Fonte: Adelante La Fe)

Três anos depois de sua entrada no mosteiro da Encarnação, que foi em 2 de novembro de 1535, a jovem freira Teresa de Cepeda y Ahumada adoeceu gravemente: "Naquela noite, recebi uma doença que me durou ficar inconsciente por quatro dias, um pouco menos. Com isso, eles me deram o Sacramento da Unção, e a cada hora ou...