Os dois povos das duas cidades de Santo Agostinho

29/08/2024

Santo Agostinho, seguindo São Paulo, nos ensina que, assim como Cristo é a cabeça da Cidade de Deus e o diabo é a cabeça da cidade terrena, da mesma forma há dois povos: o dos homens que põem seu fim na terra esperando tudo dela, e o dos homens que esperam tudo do espírito. Aqueles que têm seus corações na terra e aqueles que têm seus corações nas coisas do céu.

 Por Manuel Ocampo Ponce

Segundo o homem mundano, o homem passa por diferentes estágios: O primeiro estágio consiste no fato de que, durante sua infância, tudo está voltado para o cuidado do corpo e a subsistência. A segunda etapa é a puericia, que é um pouco antes da adolescência, na qual poucas memórias são preservadas. A terceira é a adolescência, na qual se é fisicamente capaz de conceber, mesmo que não haja maturidade psicológica suficiente. Segue-se depois a juventude em que há participação social, sujeita às leis civis com maior capacidade de gerar, mas exacerbada em termos de concupiscência. Este estágio é seguido pela velhice em que o homem experimenta a morte iminente. Finalmente, ele experimenta a decrepitude, que é estar diante da morte até que a própria morte chegue, que é iminente e é o fim de todas as fases da vida. Assim, considerando a precariedade humana e de um ponto de vista meramente mundano, a vida do homem é um caminho rumo à morte do qual ele tem a certeza mais absoluta. De um ponto de vista mundano, que coincide com a vida do velho homem contemplado por sua miséria radical, a morte é o fim de toda expectativa humana.

Mas, em contraste com essa miséria do velho homem, o homem cristão é um novo homem que conhece seis outros estágios de sua vida que não são mais um caminho para a morte, mas para a Vida. O fim do homem cristão é a contemplação, de modo que, assim como o fim do velho homem é a morte sem morte, o fim do novo homem é a vida sem fim. Trata-se do homem escravizado pelo pecado, por oposição ao homem que vive na liberdade da justiça. É assim que temos dois homens com vidas contraditórias: de um lado, aqueles que são assumidos pela cidade mundana cujo princípio é o amor desordenado de si mesmos; enquanto os outros são assumidos pela cidade de Deus, cujo princípio é o amor de Deus. É por isso que Santo Agostinho diz que existem duas cidades: uma dos injustos e outra dos justos. Ambas as cidades continuam sua marcha após a origem da raça humana até o fim do mundo, misturadas em seus corpos, mas separadas em suas vontades. No entanto, no dia do julgamento, seus corpos também serão separados.

Todos os homens e espíritos insolentes, arrogantes e orgulhosos que amam a dominação temporal e que buscam sua própria glória oprimindo os homens, estão unidos na mesma sociedade. Muitas vezes lutam entre si, lutando por seus bens e pelo peso da ganância, permanecendo unidos pela semelhança de sua conduta e de sua responsabilidade. Mas, em contraste, todos os homens e todos os espíritos que buscam humildemente a glória de Deus e não a sua, e que piedosamente O seguem, pertencem à mesma sociedade. No entanto, não se deve esquecer que, em sua imensa misericórdia, Deus é paciente com os ímpios e lhes oferece os meios de fazer penitência e fazer reparações. 

A distinção entre os dois tipos de homens está em viver de acordo com Deus e viver de acordo com o homem. Os homens que constituem o povo da perversidade vivem de acordo com o homem, enquanto os cidadãos da cidade santa que seguem os peregrinos na terra vivem de acordo com Deus e se alegram no bem. O homem que vive segundo o mundo não deixa de experimentar o amor de Deus, mas refere-o a um bem exclusivamente intramundano.

Mas, além disso, nos homens da cidade de Deus, que sempre foram predestinados à visão beatífica, resplandece a imagem de Deus restaurada pela redenção. Eles já vivem com Cristo e em Cristo. Eles estão tão unidos a Ele que vivem uma comunicação íntima com Deus, unidos em uma cidade santa, que é a cidade de Deus, que é um sacrifício vivo Seu e um templo vivo Seu. 

É por isso que os governantes verdadeiramente cristãos se reconhecem porque não estão ordenados à res publica e aos bens intramundanos, mas a um fim transcendente. Um governante verdadeiramente cristão não desconecta a ordem política da ordem da graça. O governante verdadeiramente cristão vê o Estado como um instrumento útil que está subordinado ao Bem Supremo do qual depende e participa. Isso porque o povo cristão é formado por aqueles que amam os bens na participação e dependência do Sumo Bem. É por isso que Santo Agostinho define o povo cristão como "o grupo de seres racionais, unidos entre si no sentido de que amam as mesmas coisas" 

De tudo o que foi dito acima, podemos concluir que o cristão deve conceber a história como uma luta constante entre os dois povos, o de Deus e o do mundo que constituem a humanidade.(Fonte: INFOCATOLICA)

Você está impedido de conhecer a verdade porque, por sua cegueira, não recorre nem à autoridade da Tradição nem à dos Evangelhos, mas a si mesmo. Você se estabeleceu como um mestre do erro pela simples razão de que não foi um discípulo da verdade. Mas que conhecimento adquiristes da fé católica, quando nem sequer sois capazes de proclamar...

"E o bom Crisóstomo não foi um pouco longe demais nas coisas duras que às vezes dizia?"
Não creio que tenha ido mais longe do que Cristo – raça de víboras, filhos do diabo – ou São Paulo, falando contra aqueles que exigiam a circuncisão: «Oxalá aqueles que vos perturbam sejam completamente castrados!» (Gl 5:12).