Por que a alma não sente necessidade de confessar

18/08/2024

Queridos irmãos, a alma não sente necessidade de confessar:

  1. Porque ele não está ciente do pecado cometido
  2. Porque ele não tem a compreensão do que significa estar em pecado.
  3. Porque ele não está ciente das consequências que vêm com a privação de Deus.

Por P. Juan Manuel Rodríguez de la Rosa

Quando o sacerdote está ciente dessa realidade, ele deve ajudar o pecador em sua confissão. O penitente está ciente de seus pecados quando é capaz de pronunciar o primeiro. O confessor tem as graças especiais para ajudar o penitente, e ele só tem que oferecê-las a ele para que ele possa aceitá-las. A confiança do penitente no confessor é primordial.

O maligno faz com que o pecador sinta vergonha na confissão, fazendo com que o pecador se sinta culpado, ainda mais do que ele pode ser. Se o penitente não confia no confessor e não pronuncia de seus lábios o que cometeu contra Deus, a alma nunca estará em paz. É muito importante que o sacerdote ajude o pecador a sentir a libertação da alma. Esta libertação realiza-se graças à confiança oferecida pelo sacerdote. Ou seja, a confiança de ser capaz de fazer uma confissão profunda, sentir firme arrependimento e mostrar sincera contrição de alma.

Quando dizemos confiança, não queremos dizer o que hoje se entende como familiaridade. A confiança está presente quando o penitente vê no sacerdote a integridade sacerdotal. E essa integridade sacerdotal é percebida pelo pecador quando ele ouve o padre falar. A santidade sacerdotal é transmitida nas palavras pronunciadas pelo confessor. Se o sacerdote duvida, ou não é firme, ou imprudentemente curioso, os fiéis percebem e desconfiam.

Quando o penitente percebe integridade no sacerdote, então sente confiança nele. Além disso, o padre deve tentar ver "tudo" no penitente, na medida do possível, como se fosse um raio-X da alma. O padre deve atender ao penitente, não apenas ouvir. Deve ajudar. Ele deve ver a necessidade da alma que vem ao confessionário, pelo menos fazer um esforço nisso.

Se o pecador chega ao confessionário, ele não pode sair sem a confissão perfeita. Pode ser sua última confissão. O confessor deve fazer a alma "vomitar" tudo o que nunca disse. Há pecados guardados por tantos anos que sua pecaminosidade não é mais vista.

A devastação do diabo

O diabo causa estragos reais nas almas e confunde e desorienta os confessores. Ainda mais se fosse o caso de ambos não acreditarem realmente em sua existência e influência, o que é muito grande. O maligno faz com que a alma fique obscura, incapaz de ver seus pecados, além disso, não acredita que os cometeu. Ele sempre se desculpa, referindo-se a outras pessoas que não confessam e não têm problemas.

O padre deve estar muito atento a essas almas, e perceber que não são elas que decidem sobre si mesmas, mas que é o maligno que as controla, obscurecendo seu entendimento e enfraquecendo sua vontade. O padre deve ser rápido nesses casos e, sem hesitação, deve dizer à alma que deve confessar.

Atos impuros, olhares, pensamentos, desejos, más ações..., o maligno "trabalha" muito sujando a alma, obscurecendo a Graça de Deus, e também muito da nossa fraqueza, privando a alma dela. A alma não tem desejo de confessar e não entende por que deveria fazê-lo. O sacerdote, consciente desta realidade da alma, deve ter a palavra certa, a rapidez e a exigência precisa para que o penitente se confesse. Dependerá do sacerdote se a "ovelha" segue o rebanho ou fica do lado de fora. Pode ser perdido se o padre não o confessar.

Que atitude deve ter o confessor quando uma alma diz que não acredita que deva confessar?

Nessas circunstâncias, a reação e a atitude do padre devem ser firmes e contundentes com essa alma, ele deve confessar! O penitente precisa ver firmeza no padre. Sem a menor dúvida de que ele deve confessar. A alma precisa de confissão, mas não pode manifestá-la, a ação do inimigo consegue apagar o desejo de confissão de sua vontade. O sacerdote deve fazer com que a alma "expulse do pecado tudo o que nela há".

Que pecado comete uma alma que não quer confessar?

O pecado da desobediência a Deus. Se o padre não é firme em sua atitude e palavra, a alma permanece em sua postura de desobediência sem querer confessar. O padre deve dominar a situação, é ele quem lidera, e a alma deve sentir essa autoridade. Isso ajudará muito a enfraquecer a atitude negativa do penitente de não se confessar. O penitente que diz que não tem pecado, resiste a ir ao confessionário, e os pecados nos condenam à morte eterna. Somente quando a confissão é verdadeira e completa, a alma se liberta de suas amarras.

Por que a confiança no sacerdote é importante?

Já falamos sobre isso, mas insistimos. A confiança no confessor é importante, porque nesta confiança reside a certeza de não deixar nenhum pecado por confessar. Há muitos que conscientemente quiseram esquecer este ou aquele pecado, tentaram apagá-lo de sua memória, para se convencerem de que ele nunca existiu. Mas o pecado está lá, e suas consequências sempre estarão na pessoa, mesmo quando ela o "esqueceu". Neste ponto, a sagacidade do confessor é muito importante para detectar que o penitente não está confessando tudo, que está escondendo algo. É muito importante que você aja e o ajude a "trazer à tona" tudo o que está dentro dele. O padre também deve ajudar o penitente a se confessar, pois há muitos que não sabem como fazê-lo.

Por que me sinto envergonhado de me confessar?

Sentir vergonha é próprio daqueles que cometeram pecado, isto é, ofenderam a Deus. É a vergonha que nossos primeiros Padres sentiram diante do pecado original. É uma realidade, também, que o maligno aumenta essa vergonha e aumenta a culpa, forçando a alma a resistir a ir ao confessionário; pois o maligno sabe que confessar todos os pecados é descobri-lo, libertando a alma dos laços da condenação. É necessário superar essa vergonha e vencer a culpa com a dor da contrição pela ofensa contra Deus. São necessárias a plena confiança na misericórdia divina e no confessor.

O que devemos fazer para evitar cair no pecado?

Seja firme na fé. Estar muito conscientes de nossa fraqueza, sem esquecer em nenhum momento que nossas "forças" repousam única ou exclusivamente na graça divina. Lute contra nossa fraqueza com oração, penitência e sacrifício. Sabendo que o maligno pode despertar em nós desejos muito fortes, por isso rapidamente nos confessamos antes do aparecimento do desejo. É muito importante saber que, se nos encontrarmos em uma situação de insatisfação pessoal, frustração, decadência, sentiremos uma grande fraqueza diante da tentação. Nessas circunstâncias, é aconselhável considerar quais causas causaram tal situação de espírito, ser honestos no julgamento que fazemos e recorrer com coragem e confiança à confissão. A confissão nos ajudará muito a recuperar a confiança em nós mesmos.

Devemos nos aproximar do sacramento da Penitência com frequência. Devemos fazê-lo com verdadeira dor de contrição, com verdadeira confiança, sem medo ou vergonha, com o desejo de ser purificados o máximo possível de toda mancha para corresponder ao Senhor com a pureza e brancura da alma que Ele merece. A falta de confissão, e de uma confissão integral e completa, é a causa de muitos desequilíbrios pessoais, de acontecimentos infelizes na vida, de indecisões, de perturbações... Quantas coisas que afetam nossas vidas teriam sua solução com uma confissão boa e completa.

A infinita misericórdia de Deus nos espera no confessionário. O Amor do Pai, o Amor do Filho e o Amor do Espírito Santo, está esperando que o penitente o cure, cure suas feridas e lhe restitua a beleza perdida pelo pecado; a beleza da alma santificada que retornou ao Pai Eterno, com o Filho no Amor do Espírito Santo. (Fonte: El Español Digital)

Você está impedido de conhecer a verdade porque, por sua cegueira, não recorre nem à autoridade da Tradição nem à dos Evangelhos, mas a si mesmo. Você se estabeleceu como um mestre do erro pela simples razão de que não foi um discípulo da verdade. Mas que conhecimento adquiristes da fé católica, quando nem sequer sois capazes de proclamar...

"E o bom Crisóstomo não foi um pouco longe demais nas coisas duras que às vezes dizia?"
Não creio que tenha ido mais longe do que Cristo – raça de víboras, filhos do diabo – ou São Paulo, falando contra aqueles que exigiam a circuncisão: «Oxalá aqueles que vos perturbam sejam completamente castrados!» (Gl 5:12).