São Francisco de Assis

04/10/2024

Não é fácil para o homem moderno sequer imaginar como a Idade Média teve sua alma nos milhares e milhares de mosteiros que nela existiam. Aquela imensa rede de mosteiros foi durante séculos a alma da Europa, formando não só o tecido religioso, mas também físico e cultural do cristianismo. Não é fácil imaginar qual foi o nascimento dos religiosos mendicantes: franciscanos e dominicanos, que não viviam como monges fora do mundo. Procurarei estimular o seu conhecimento e estima no dia de São Francisco de Assis.

Por José María Iraburu, sacerdote

As Ordens Mendicantes

Derivados do antigo tronco monástico, nasceram no início do século XIII e caracterizam-se pela devoção à pobreza e à vita apostolica (At 2,42). Recordarei principalmente os franciscanos, embora também aluda aos dominicanos, prestando especial atenção ao modo como os novos frades não renunciam ao mundo, à chave batismal, no fechamento do quadro monástico, mas sim através da pobreza e do recolhimento. Uma fórmula perfeita de vida, pobreza e recolhimento. Eles vivem como monges, mas dentro do mundo.

E não esqueçamos que os franciscanos e os dominicanos, através das Ordens terciárias, suscitaram em muitos leigos e até sacerdotes a participação nos dons recebidos, e que floresceram na sua própria santidade: como Santa Catarina de Sena, a Beata Ângela de Foligno, Santa Rosa de Lima e tantos outros.

–São Francisco de Assis (1182-1226)

São Francisco estabelece uma Regra (1209) para ser vivida dentro do mundo, não fora dele, como os monges. Com os seus novos irmãos «quer viver segundo a forma do Santo Evangelho e guardar em tudo a perfeição do Evangelho» (Lenda dos Três Companheiros, 48; + Tomás de Celano, 1 Vida, 84). A Regra de São Francisco é, portanto, composta simplesmente de normas tiradas diretamente dos Evangelhos ou das Epístolas Apostólicas.

São Domingos de Guzmán (1170-1221) comunicou aos seus discípulos, os dominicanos, um espírito semelhante na Ordem dos Pregadores (1216), centrada na oração-estudo e na pregação: "contemplata aliis tradere».

Apontarei as principais linhas da espiritualidade dos franciscanos, ater-me às fontes primitivas que podem ser encontradas em São Francisco de Assis. Escritos, biografias, documentos (BAC 399, Madrid 1978).

Amor pelas criaturas

«E Deus viu que tudo o que tinha feito era muito bom» (Gn 1, 31)... A renúncia ao mundo no cristianismo nunca foi impulsionada por um dualismo ontológico maniqueísta, que vê as criaturas como más em si mesmas. Os movimentos mendicantes, que "deixam tudo" de maneiras tão extremas, amam as criaturas tão profundamente quanto São Francisco expressa no Hino ao Irmão Sol. Nele, ele se considera irmão da "irmã mãe terra". Com efeito, ninguém ama o mundo com um amor tão grande como aquele que renuncia totalmente a ele por amor a Deus e ao próximo.

Francisco "admirava o Autor em cada objeto, nas criaturas reconhecia o Criador, alegrava-se em todas as obras nas mãos do Senhor. E tudo o que era bom ele gritou para ele: "Aquele que nos fez é muito melhor"... [Citação implícita de Santo Agostinho, Confissões I, 4; II, 6, 12; III, 6, 10]. Ele abraçou todas as coisas com indizível devoção afetuosa, falou-lhes do Senhor e exortou-os a louvá-Lo. Ele deixou as luzes, lâmpadas e velas apagadas, não querendo extinguir com a mão o brilho que era um símbolo da luz eterna. Ele caminhou reverentemente sobre as pedras, em consideração Àquele que se chamava Rocha... Mas como dizer tudo? Aquele que é a Fonte de toda a bondade, que será tudo em todas as coisas [1 Cor 15,28], comunicou-se ao nosso Santo também em todas as coisas" (Vida 2, Tomás de Celano 165).

«Deixamos tudo e seguimo-lo» (Mt 19, 27). No Evangelho, quem deixa o mundo fá-lo para seguir melhor Cristo. A conversão de São Francisco é a passagem de um amor desordenado pelo mundo para um amor de Deus, no qual seu coração está totalmente centrado. "Se queres ser perfeito, deixa tudo e segue a Cristo" (19:21). Francisco, um jovem rico, alegre e com muitos amigos, inicia o caminho da perfeição quando o Senhor o chama a vender tudo e assim segui-lo melhor.

Conseqüentemente, certamente aconteceu que "enquanto a chama dos desejos celestiais crescia muito viva nele, pelo exercício frequente da oração, e que ele considerava todas as coisas da terra como nada, levado por seu amor à pátria do céu, ele acreditava que havia encontrado o tesouro escondido e, como um comerciante prudente, ele decidiu vender todas as coisas para obter a preciosa margarida [Mt 13:44-46]. Mas eu ainda não sabia como fazer isso; a única coisa que ele vislumbrou foi que o negócio espiritual exige desde o início o desprezo do mundo, e que a milícia de Cristo deve começar com a vitória de si mesmo" (Lenda Maior 1:4).

Francisco, ainda vivo no mundo e trabalhando no comércio da família, "procurou desprezar a glória mundana e gradualmente ascender à perfeição evangélica" (1:6). E muito em breve Deus organiza sua vida de tal maneira que lhe é dado deixar totalmente o mundo para seguir totalmente o Senhor. "Agora que o desprezador do mundo foi libertado da atração dos desejos terrenos, ele deixa a cidade" e sai para a floresta, cantando ao Senhor (Lenda Menor 1:8).

–Deus te dá muitos companheiros imediatamente

Francisco, com palavras e exemplos, encoraja as pessoas a renunciar a tudo para seguir Cristo completamente. E muitos tornam-se seus irmãos e irmãs, querendo partilhar este caminho. Bernardo é o primeiro a decidir "renunciar completamente ao mundo" e consulta Francisco sobre como fazê-lo. Eles abrem o Evangelho três vezes e lêem: "1º, se você quer ser perfeito, venda tudo..." "2º, não leve nada para a viagem..." "3º, quem quiser vir comigo, tome sua cruz e siga-me..." "Tal", disse o Santo, "é a nossa vida e governo, e a de todos aqueles que desejam se juntar à nossa companhia. Portanto, se você quer ser perfeito, vá e faça o que ouviu" (Lenda Maior 3:3).

O mesmo caminho foi percorrido pelo sacerdote Silvestre, que "abandonou o mundo" e seguiu a Cristo (2 Celano 3:5). E logo "muitos homens bons e idôneos, clérigos e leigos, fugindo do mundo e rompendo corajosamente com o demônio, pela graça e vontade do Altíssimo, seguiram-no devotamente em sua vida e ideais" (1 Celano 56). O sucesso desta pastoral vocacional foi realmente deslumbrante. Pouco depois da fundação da Ordem, no Capítulo das Esteiras (1221) já havia cerca de 5.000 frades.

– Estrangeiros, pobres e peregrinos na terra:

"Cidadãos do céu"

«Como estrangeiros e peregrinos» (1 Pd 2, 11). [...] Francisco já é visto pelos seus contemporâneos como um «homem celeste» (1 Cor 15, 48; Fl 3, 20): « Aos que o viam, parecia ver n'Ele um homem de outro mundo, porque, com a mente e o rosto sempre voltados para o céu, se esforçava por elevá-los todos para o alto (Cl 1, 1-3) » (São Boaventura, Lenda Maior 4, 5).

A maior alegria de Francisco é a oração, que por algumas horas o tira deste mundo escuro e enganoso, e o introduz no mundo celestial, luminoso e verdadeiro. Assim, "ausente do Senhor no corpo [2 Cor 5:6], ele se esforçou para estar presente em espírito no céu; e para aquele que já se tinha tornado concidadão dos anjos, estava separado [do Senhor e do céu] apenas pelo muro da carne" (2 Celano 94).

–Pobreza evangélica

A pobreza voluntária é o primeiro passo dos frades mendicantes no caminho da perfeição, da própria perfeição e da dos outros: "deixar tudo". De fato, aqueles que por amor de Cristo "não têm nada" ensinam "aqueles que têm" a viver de maneira cristã, por vocação divina, família, trabalho, casa, posses. Os frades vivem em absoluta pobreza e celibato perfeito, para que aqueles que possuem bens deste mundo, assim como cônjuges e famílias, possuam tudo o que Deus lhes deu "como se não tivessem nenhum" (1 Cor 7,29-31). É por isso que esses frades são verdadeiros espelhos evangélicos para todos os leigos. Como homens celestiais, de fato, eles salvam o mundo exilando-se dele por meio da pobreza, do recolhimento e da mortificação. E os fiéis que vivem no mundo vêem esses frades tão profundamente no céu que não lidam com eles, exceto pelas coisas que levam à vida eterna.

Se lermos o Evangelho, procurando saber o que diz o Mestre e Salvador, teremos que entender que a pobreza será sempre o primeiro passo no caminho para a perfeição. Aqueles frades mendicantes, "desprezavam tão corajosamente o terreno que dificilmente consentiam em aceitar as necessidades da vida e, acostumados a negar a si mesmos todo conforto, não se assustavam com as privações mais duras" (1 Celano 41).

Eles foram, portanto, verdadeiramente exilados do mundo, ao mesmo tempo em que eram os irmãos mais próximos de todos os homens, especialmente dos mais necessitados. Francisco queria que a pobreza evangélica deixasse sua marca em tudo, expressando continuamente que os frades "não eram deste mundo". E é por isso que "ele odiava profundamente que houvesse muitos e requintados pertences. Ele não queria nada, nas mesas e nos vasos, para lembrar ao mundo, para que todas as coisas que eram usadas falassem de peregrinação, de exílio" (2 Celano 60).

Lembrança dos sentidos

Os novos frades vivem uma renúncia perfeita ao mundo através de um grande recolhimento dos sentidos e da mente. E assim eles alcançam ao viver no século uma liberdade do mundo tão perfeita quanto a dos monges, que no claustro vivem separados dele. A vida de franciscanos e dominicanos, pelo menos em grande parte, foi passada na companhia de homens seculares. Bem, como se vivessem no mosteiro mais remoto, são chamados a viver uma perfeita lembrança na fala, na audição, no olhar. É assim que os frades consumam o que todo cristão professa quando é batizado: "renúncia ao mundo", e prolongam a renúncia monástica de uma maneira nova.

–Pobreza na fala

Modere o uso de palavras... Estando com seus irmãos na Porciúncula, Francisco ordenou: "Qualquer religioso que proferir uma palavra ociosa ou inútil confessará imediatamente sua culpa, e por cada um deles rezará um Pai Nosso" (2 Celano 17). Mais uma vez, ele faz uma regra do que Cristo ensinou: «Eu vos digo: de toda palavra ociosa que os homens disserem, darão conta de toda palavra ociosa que os homens disserem» (Mt 12, 36). Francisco nunca se envergonhou e silenciou as palavras e mandamentos de Cristo. Esta é uma nota apropriada de todos os santos.

Santo Inácio, por exemplo: "Não diga uma palavra ociosa, que eu entendo, quando nem eu nem outro é proveitoso, nem é ordenado a tal intenção" (Exercicios 40). O servidor da cultura liberal está acostumado a palavras ociosas, tende à incontinência verbal por sua própria natureza, a um tipo de palavreado que muitas vezes inclui murmurar e falar sobre o que não se sabe.
E esta era também a norma de São Domingos: os frades pregadores, "como homens que desejam a sua salvação e a dos outros, comportam-se honesta e religiosamente como homens evangélicos, seguindo os passos do seu Salvador, falando consigo mesmos e com os seus vizinhos, com Deus ou de Deus, e evitarão a familiaridade de qualquer companhia suspeita" (Livro dos Costumes, Dist. 2, 31).

–Pobreza no olhar

Moderar o uso da visão... São João Evangelista fala da «concupiscência dos olhos» (1 Jo 2, 16). São Francisco ensinou seus irmãos a se livrarem completamente dela, porque através dela a alma se dispersa, enfraquece e se perde.

Um dia, o imperador Otão, com sua comitiva espetacular e elegante, ia passar pela estrada onde ficava a cabana de Francisco e seus companheiros; mas este último "não saiu para vê-lo, nem permitiu que ele saísse, exceto aquele que corajosamente lhe anunciaria a efemeridade daquela glória". Francisco abominava tanto a vã curiosidade quanto a lisonja dos grandes: "Ele estava investido de autoridade apostólica e, portanto, estava absolutamente relutante em lisonjear reis e príncipes" (1 Celano 43)

Querendo evitar qualquer tentação de olhar para uma mulher com desejo maligno (cf. Mt 5, 28), São Francisco, com grande humildade, e preferindo não ter do que ter como se não tivesse, foi extremamente retraído no seu olhar, especialmente para as mulheres, a ponto de poder dizer a uma companheira: «Confesso-te a verdade, se olhar para elas, ele não os reconheceria por seus rostos, exceto por dois" (2 Celano 112), talvez sua mãe e Santa Clara. E este mesmo cuidado humilde ele recomendou aos seus seguidores que observassem: "Eu vos dou o exemplo, para que também vós façais como eu" (205).

Ao mesmo tempo, São Domingos incluiu também no elenco dos pecados graves o costume de "fixar o olhar onde há mulheres" (Livro dos Costumes, 1º dist., 21; cf. a mesma norma nas Constituições das Monjas, 11, sobre o olhar para os homens). Essa grande modéstia dos olhos, prudente e penitencial, é ensinada na Bíblia (Sir 9:5; Mt 5, 28). E é também a doutrina dos professores cristãos antigos e modernos. Por exemplo, Santo Inácio, Regra 2 de modéstia, 1555; São Paulo da Cruz, +1775, em Cartas e Diário Espiritual; Santo Antônio Maria Claret, +1870, Autobiografia n. 394-395; A. Tanquerey +1932, Compêndio 776; A. Royo-Marín, Teologia da perfeição cristã, 238).

Essa grande modéstia dos religiosos no falar e na aparência é, sem dúvida, um grande exemplo para os leigos, que de outras maneiras conformes à sua condição, também devem manter no mundo uma lembrança prudente e mortificada de suas mentes e sentidos.

–Recusando-se a amar

Para muitos cristãos modernos, essa espiritualidade é incompreensível; parece escandalosamente negativo para eles e próximo do maniqueísmo e do ridículo. Estão tão afastados da cruz e de qualquer forma de abnegação ascética que não compreendem nada do Evangelho e, alimentando-se de criaturas, tornam-se pouco apetitosos para Deus: «Adoraram e serviram a criatura em vez do Criador... Por isso, Deus entregou-os a paixões vergonhosas» (Rm 1, 25-26).

Eles ficam escandalizados com o exemplo dos santos. E é por isso que muitas vezes os desfiguram quando escrevem suas vidas, como às vezes acontece nas biografias de São Francisco de Assis. Seu retrato tem pouco a ver com sua fisionomia real. Todas essas negações, forjadas por tão grande recolhimento e pobreza, são motivadas pela maior caridade para com Deus e para com o próximo, e não há nada tão positivo quanto o amor sobrenatural. Recusando-se a amar:

"Pelo amor de Deus." A renúncia evangélica ao mundo é feita, como sempre, pelo santo temor do fascinante perigo do século atual, mas é muito mais um enamoramento por Deus e por seu Cristo. Não é outra atitude senão a de São Paulo: "Por amor de Cristo... Sacrifiquei todas as coisas e considerei-as como esterco, para gozar de Cristo» (Fl 3, 7-8). O recolhimento e a pobreza das criaturas são bem-aventuranças, para agradar mais a Deus e para gozá-lo mais: «Os puros de coração verão a Deus» (Mt 5, 8)

Ninguém costuma contestar a positividade de Francisco de Assis, que é tão atraente para cristãos e pagãos; mas quase ninguém se lembra do extremo rigor de sua mortificação no jejum e na penitência, e da extrema condição de sua lembrança.

"Se havia visitas de leigos ou outras tarefas, ele corria de volta para o retiro, interrompendo-os sem esperar que terminassem. O mundo não tinha mais alegrias para ele, sustentado pela doçura do céu. Os prazeres de Deus o tornaram delicado demais para desfrutar dos prazeres grosseiros dos homens" (2 Celano 94). É por isso que ele sempre tendia a se retirar para lugares solitários, e o fim de sua vida era na solidão.

Por amor de «Jesus Cristo, e este crucificado» (1 Cor 2, 2). A paixão de Francisco por Jesus Crucificado veio a ser expressa nos estigmas da Paixão. Para ele, "os prazeres do mundo eram uma cruz para ele, porque ele carregava a cruz de Cristo enraizada em seu coração. E é por isso que as feridas brilharam por fora – na carne – porque a cruz tinha raízes muito profundas dentro dela – na alma" (2 Celano 211).

- por amor aos homens, para obter sua salvação. A renúncia ao mundo dos mendigos medievais é, como sempre, feita de um santo medo de seu perigo fascinante. Mas é para eles, que amam o mundo mais e melhor do que todos, a penitência expiatória, a concrucificação com Cristo para a redenção do mundo. Um exemplo indispensável dos que não têm por causa dos que não têm, para ajudá-los a ter santidade, como se não o tivessem (cf. 1 Cor 7, 29-31). E neste espírito, vestidos de saco, descalços, com uma corda no lugar do cinto, vivendo de esmolas, "eles mostraram vileza, para mostrar que estavam completamente 'crucificados para o mundo'" (1 Celano 39), à maneira de São Paulo (Gl 6,14).

A alegria perfeita

A alegria franciscana é a marca da Ordem. Como toda alegria evangélica, é querer e fazer a vontade do Deus providente, seja ela qual for, agradável ou ingrata. É a alegria de São Paulo: «Alegrai-vos, alegrai-vos sempre no Senhor» (Fl 4, 4); «viver com alegria na esperança» (Rm 12, 12); "Seja sempre alegre e ore sem cessar. Dai graças a Deus em tudo, porque tal é a sua vontade em Cristo Jesus» (1 Ts 5, 16-18). Todas as vocações cristãs devem viver esta norma, incluindo, naturalmente, a dos leigos. Mas esta alegria manifesta-se com especial profundidade na vida monástica. E é lógico: aqueles que mais partiram para Deus são os que mais se alegram em Deus. E como é máximo deixar tudo no franciscanismo, é compreensível que a alegria seja uma nota predominante da espiritualidade franciscana. Aqui está uma anedota que expressa isso:

São Francisco de Assis, caminhando com Frei Leão até Santa Maria dos Anjos em um inverno frio, disse-lhe: "Imagine que quando chegarmos agora, encharcados de chuva, congelados de frio, desmaiados de fome... batemos à porta do convento", pergunta-nos o porteiro quem somos, e depois de lhe ter dito, responde: "Uma mentira. Vocês são dois patifes que andam por aí enganando e roubando as esmolas dos pobres. Saia daqui." E quando insistimos, o irmão porteiro novamente nos insulta e nos expulsa violentamente... "Se sofremos tudo isso pacientemente, sem nos incomodarmos, humilde e caridosamente pensando que aquele porteiro realmente conhece nossa indignidade e que Deus o faz falar assim contra nós, ele escreve: Ó irmão Leão! pois nisto há 'alegria perfeita'" (Pequenas Flores VII).

Ele não é louco, não, Francisco de Assis. Nosso Francisco Xavier, como os outros santos, manifesta a mesma experiência. Em uma carta aos seus irmãos da Companhia em Roma, escrita de uma ilha de Malaca, depois de descrever a situação totalmente desastrosa em que se encontra, ele lhes diz: "Nunca me lembro de ter tido tantos e tão contínuos consolos espirituais como nestas ilhas" de Malaca (Cochim, 20 de janeiro de 1548, 4 e 21).

Morte feliz

Estes frades, que passaram toda a sua vida tão mortos para o mundo, tão "escondidos com Cristo em Deus" (cf. Cl 3, 3), não sofrerão muito no momento da morte, quando o Pai os chamar a deixar a vida do mundo presente. Assim, São Francisco, que "considerava uma desonra viver para o mundo, amava muito os seus e recebeu a morte cantando ... Ele não tinha mais nada em comum com o mundo... "Eu terminei minha tarefa; Que Cristo lhe mostre o seu'" (2 Celanus 214; cf. Gerard de Frachet, OP, Vidas dos Frades Pregadores, Parte V, 2: Da Morte Abençoada dos Frades).

Comentário final

A imagem de São Francisco criada nos tempos modernos por cristãos e pagãos quase não tem nada a ver com o que ele realmente era. Quanto mais monges e frades renunciaram ao mundo, mais alegria, mais vocações e mais força atraente e persuasiva eles têm diante dos homens para evangelizar suas vidas e promover a transformação cristã do mundo. E quanto mais tomardes a Cruz de Cristo, tanto mais participais na sua Ressurreição; quanto mais o Senhor é glorificado e mais a salvação temporal e eterna é comunicada aos homens. Tudo isto, embora de modo concreto muito diverso, é verdade nos leigos, sacerdotes e religiosos. A espiritualidade de São Francisco é tão diferente, aliás, tão contrária à que prevalece hoje, que para muitos leitores será "escândalo e loucura... mas é o poder e a sabedoria de Deus para com os que são chamados» (1 Cor 1, 23-24). Finalmente, São Francisco está plenamente identificado com Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, no Evangelho, e hoje estamos muito distantes de São Francisco... Ergo?... (Fonte: INFOCATOLICA)

Com o chapéu de cardeal para o padre Timothy Radcliffe, pregador do Sínodo sobre a Sinodalidade e um ardente defensor de mudanças na moralidade sexual da Igreja, Francisco está enviando uma mensagem desconcertante.