Um homem de estilo gótico

17/06/2024

Por causa destas coisas da Providência tive a oportunidade de visitar em Roma a igreja de Santa Maria dei Mártires, mais conhecida no mundo pelo nome pagão Panteão. Este templo tem seu início sob o imperador Marco Agripa, e foi concluído por ordem do imperador Adriano. A expressão Panteão significa "templo de todos os deuses", o que é bem comprovado por si só – é um neologismo – paganolatria. No ano de 608, o imperador bizantino, Focas, doou o edifício ao Papa Bonifácio IV, pontífice que o transformou em uma igreja católica com o nome que já indiquei.

Por Tomás I. González Pondal 

O homem católico sempre construiu igrejas para adorar a Trindade Augusta, para que o Santo Sacrifício da Missa possa ser celebrado, para que seja um lugar onde os sacramentos são transmitidos. Enfim, poder adorar ali, agradecer, pedir perdão e pedir as graças de Deus. Lugares de recolhimento onde a alma, no silêncio reinante, reza.

É muito interessante saber três coisas sobre o rei Davi: primeiro, que quando ele oferece os materiais para o templo, ele faz tudo para a glória de Deus; é uma Casa para agradar a Deus, não para agradar aos homens: "Com todas as minhas forças preparei para a casa do meu Deus ouro para objetos de ouro, prata para objetos de prata, bronze para objetos de bronze, ferro para objetos de bronze e ferro para objetos de madeira" (I Paralipomena 29, 2); ainda mais claro: "para que eu te construa uma casa para o teu santo nome" (I Paralipomena 29:16). Em segundo lugar, é notável o que o grande rei pede a Deus a respeito de seu filho, Salomão – o filho que agora deveria construir a Casa com os materiais deixados a ele por seu pai – ele não pede que seu filho faça o que quiser, mas que guarde o que lhe foi transmitido: "Dê ao meu filho Salomão um coração perfeito, para que guarde os teus mandamentos, os teus testemunhos e os teus preceitos, para que faça todas as coisas e construa o palácio para o qual fiz preparações" (I Paralipomena 29:19). Mais cedo, vemos Davi dizer a Salomão: "Veja agora que Javé te escolheu para construir uma casa para ser seu santuário. Seja forte e mãos à obra! (I Paralipomena 28, 10); e também que o que será construído é "para o serviço da casa de Javé" (I Paralipomena 28:20). Em terceiro lugar, e mais importante, o templo não era uma ideia de Davi, mas foi indicado a ele pelo próprio Deus (até os materiais e o propósito deles): "Todas estas coisas Javé me mostrou em um escrito que me veio de sua mão, o modelo de toda a obra" (I Paralipomena 28:19). Vejo nesta última uma belíssima analogia com a Igreja Católica, com o Cânon da Sagrada Liturgia, ambos dados por Cristo Deus, de modo que não são invenções humanas, nem invenções humanas podem colocar as mãos em distorcer esse divino para fins de gratificação mundana.

Há os templos que chamarei de materiais, mas há também o que se deve ser. Somente no católico que vive a fé com a graça divina em sua alma algo verdadeiramente extraordinário, surpreendente e inimaginável ocorre para qualquer mente singular ou para a soma de todas as mentes no universal. Nele é dado um treinamento único, muito especial, que supõe um corpo e uma alma. Significa literalmente, repito: corpo e alma. Tal templo não pode ser erguido por um homem de fora, porque não há homem que possa fazer uma alma e muito menos dar-lhe graça santificante, de modo que seu principal construtor é o Espírito Santo. Esse templo divino que Deus constrói em nós pode, infelizmente, ser transformado em algo pagão pelo pecado. Mas, graças ao amor infinito de Jesus Cristo, à sua infinita misericórdia, através do sacramento da Penitência, uma vez devidamente cumpridas as condições para o perdão de Deus, podemos voltar à amizade divina, a ser templos do Espírito Santo, e assim como o Panteão pagão se tornou católico, também podemos ressuscitar da morte em que nos encontramos.

Gosto de imaginar que há pessoas católicas que são templos de estilo cristão primitivo, outros de estilo bizantino, outros romanos, outros góticos, outros de estilo barroco, outros renascentistas, outros rococós. Por exemplo, para mim São Tomás de Aquino é um homem de estilo gótico, uma espécie de Duomo de Milão (catedral de Milão), mas cem vezes mais imenso. As agulhas espirituais do santo dominicano eram tão altas que penetravam nos céus: ele foi apelidado de Doutor Angélico. E se alguém teve a oportunidade de ver a mencionada catedral gótica, será capaz de inferir mais ou menos o que algo cem vezes maior implicaria. Sem falar em São José: tão grande é o seu tamanho espiritual que, se me permitem uma imaginação comparativa, apenas uma pedra em seu chão excede o tamanho do mundo inteiro.

E surge uma pergunta: O que há no meu templo? O Espírito Santo habita? Está bem fundamentada na fé católica? Há silêncio e tranquilidade? Cristo vive como num tabernáculo vivo? Recorre-se aos santos? É dado o incenso de oração que sobe principalmente para adorar o Deus Uno e Trino? A Bem-Aventurada Virgem Maria tem um lugar muito especial? São José é o nosso grande padroeiro? A caridade impera? Existem algumas pedras preciosas adornando-o? O exterior reflete o interior, mostrando que em um todo há uma casa sagrada em nosso ser?

O católico que vive na graça e na graça é um templo de Deus não como algo isolado à maneira protestante e que, portanto, é descoberto como falso que se torna um pseudo-templo guiado pelo livre exame, mas como parte de um corpo místico completamente unido no qual a "comunhão dos santos" é dada. Somos templos de Deus, todos unidos na mesma oração, na mesma confissão de fé e na mesma prática sacramental.

As Sagradas Escrituras afirmam: "Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá, porque santo é o templo de Deus, que tu és" (I Coríntios 3:16-17). Sobre esta passagem evangélica, é extremamente interessante o que disse Monsenhor Straubinger: "O Espírito de Deus que nos faz templo de Deus, habitando em nós, deve ser nosso mestre, sem o qual não podemos compreender as coisas de Deus e, consequentemente, construir segundo elas com ouro e pedras preciosas. ' O templo de Deus é, portanto, destruído por aqueles que dispensam a escuta do Espírito Santo como mestre e procuram edificar sobre o fundamento de Cristo, segundo sua própria iniciativa". E esta última menção não pode ser esquecida, porque foi precisamente o que fez o modernismo nocivo introduzido pelos eclesiásticos na Igreja: procuraram "edificar sobre o fundamento de Cristo, mas segundo a sua própria iniciativa". Portanto, eles são impostores da fé, com a tremenda circunstância agravante que eles dão e chamam de católicos "por iniciativa própria", daí que seu lado protestante de liberdade de exame seja claramente visto, ou, em outras palavras, a prevalência de sua iniciativa usando Cristo como fundamento, e assim constituindo o caminho aberto, De modo que, graças ao subjetivismo modernista, existem pseudo-templos pessoais baseados em uma fé subjetiva. Ocorre então a destruição da unidade da fé, da unidade dos sacramentos, da unidade na oração.

No pseudo-templo pessoal veremos que não é Deus que é adorado, mas a formação mental que cada um fez do que chama de Deus (reino do imanentismo). Não será o homem que se adaptará à religião, será a religião que deverá adaptar-se a cada um, daí cada um viver a religião mais ou menos como quiser. Há um descontrole, uma predominância da paixão e da emoção. O exterior reflete o interior. Essa "experiência pessoal" do modernismo adora invocar o Espírito Santo, aliás, atribui todas as suas inspirações a ele (bem ao protestante), mas é apenas uma questão dos campos do subjetivismo. Quando todo esse pessoal é transferido por analogia para o que tem a ver com o edifício, a construção de igrejas, o que acontece é uma consequência lógica da "experiência" referida. E então temos a seguinte análise. Que visão tem o modernismo do que é uma igreja? Eu dividiria em dois: um, o que recaiu sobre construções históricas, e dois, o que eles têm em relação às construções modernas. Com relação aos primeiros, muitas vezes os esvaziam das imagens que costumavam ver; tornam inúteis os altares laterais; promovem cartazes; costumam sair dos confessionários.

Quanto ao segundo, aqui está: gostam de erguer construções bizarras, muitas delas de simbolismo maçônico; geralmente são construções vazias no interior; deixaram de lado as imagens dos santos; os confessionários são mais como mesas para palestras psicológicas; Cartazes abundam como se fosse uma feira. Sob ambas as visões modernistas há isto: eles afirmam claramente que estão celebrando a memória de uma ceia, não o Santo Sacrifício da Cruz de uma forma sem sangue, daí também o acento "acentuado" de que é celebrado em uma mesa, não em um altar; as pessoas falam como se fosse um café; e isso é destacado pela azáfama, pelas danças, pelos instrumentos profanos, pelos cânticos sentimentais, pelas palmas, pelas roupas ousadas, enfim, pelo mundano introduzido naquela que deveria ser a casa de Deus. Não surpreende, então, que os exteriores hilariantes sejam uma prova clara da natureza horripilante de seus interiores. No entanto, surge um círculo vicioso: será a liturgia praticada que formará seus seguidores, dando origem sempre à famosa expressão "lex orandi, lex credendi". Nem mesmo por mais reviravoltas que muitos queiram nos fazer crer que sob as mudanças ocorridas em matéria doutrinária e litúrgica tudo permaneceu igual, os fatos são mais do que claros provando do que são feitos seus frutos. Pensar que é um crescimento na fé ter uma liturgia que passou a ver como bom que Cristo é tratado e pisado, nem cabe em uma história contada por alguém que está dormindo.

Assim como o catolicismo transformou o Panteão (templo de todos os deuses) na Igreja Católica (templo do único Deus verdadeiro), o modernismo, sacudindo o passado, buscou transformar as igrejas católicas em panteões onde a oração acontece junto com as falsas religiões.

Que templo somos? Que templo estamos procurando? Desejamos um templo digno de Deus em nós? Lutamos para que isso aconteça em nós? Se andarmos como um templo pagão, peçamos a Deus que nos ajude a nos tornarmos templos Dele. Se caminhamos como templos modernistas, peçamos a Deus a graça de abandoná-la, de nos voltarmos para a tradição católica, de sermos "adoradores de Deus em espírito e em verdade" (Jo 4, 23). (Fonte: Adelante La Fe)

A beata Ana Catarina Emmerich, nas suas visões da Última Ceia, no início da "Amarga Paixão de Cristo", fala-nos de uma conversa emotiva entre Jesus e João. Nele, o Senhor "também lhe disse algo a respeito de sete igrejas, coroas, anjos, e lhe deu a conhecer representações misteriosas que, como creio, significaram várias épocas".

Virgens tolas

21/06/2024

Na catedral de Magdeburg, na Alemanha, uma das primeiras catedrais góticas daquele país, há esculturas das cinco virgens sábias e das cinco virgens tolas fora da entrada norte do transepto. Essas esculturas datam de meados do século XIII e, com grande maestria para sua época, expressam as emoções e a linguagem corporal dos personagens que...