Uma breve carta para aqueles que sofrem nestes tempos

20/07/2024

Rumores, medos e tribulações não deixam de ser o pão nosso de cada dia dentro da Santa Madre Igreja. Uma rápida visão da situação mundial dá motivos suficientes para temer uma possível guerra mundial, o que naturalmente leva o católico a buscar refúgio em sua amada mãe, a Igreja de Cristo Jesus.

Por Yousef Altaji Narbon 

Quando ele busca refúgio na Igreja, ele olha ao redor e, de certa forma, a imagem não parece melhor do que a do lado de fora. Você não sabe mais se a situação é pior "dentro" ou "fora", você não sabe o que fazer ou pensar; Ele acha que é o fim de tudo, que não há remédio para as circunstâncias atuais. Estamos cansados de ouvir sobre as calamidades sobre a atual situação eclesial que se agravam a cada dia, mas na opinião deste autor, apenas para sintetizar o que já se repete diariamente em tantos meios de comunicação confiáveis, há apenas um termo contundente para descrevê-lo, seria: metástase. Quase não há conforto ou boas notícias ao nosso redor, o que não é saudável para o corpo ou a mente, e é ainda pior para a alma. São Francisco de Sales dentro de suas inúmeras lições nos ensina a paciência e a esperança que devemos ter em meio a tantas tribulações, tanto internas quanto externas. Nosso querido santo nos ensina: "Não perca sua paz interior por nada no mundo, nem mesmo por suas próprias falhas", só com esta frase nos ajuda a superar as dificuldades que vivemos no mundo e principalmente dentro da Igreja com a maior calma possível - sem minar o espírito de combate que todo bom católico deve ter por obrigação.

A carta a seguir vem do grande Santo Atanásio, um santo ressonante nestes tempos por várias razões. O exemplo deste prelado é um ensinamento para os católicos que desejam lutar pelo Cristo Real e pela restauração do Cristianismo, não importa o que a hierarquia se volte contra nós, mas permaneceremos firmes na fé até as últimas consequências. As palavras dos sábios do passado podem tornar-se mais fortes hoje por causa de sua percepção exata das coisas. Vamos ler e meditar atentamente no texto abaixo.

Carta de Santo Atanásio aos seus paroquianos:

"Que Deus te console! . . . O que te entristece... é o fato de que outros ocuparam as igrejas pela violência, enquanto durante esse tempo você está do lado de fora. É um fato que eles têm as premissas, mas você tem a fé apostólica. Eles podem ocupar nossas igrejas, mas estão fora da Verdadeira Fé. Você permanece fora dos locais de culto, mas a Fé habita dentro de você. Consideremos: o que é mais importante, o lugar ou a Fé? A Verdadeira Fé, obviamente. Quem perdeu e quem ganhou nesta luta: aquele que mantém as instalações ou aquele que mantém a Fé?

Claro, as instalações são boas quando a fé apostólica é pregada nelas; eles são santos se tudo neles se desenvolve santamente. . . .

Vocês são os felizes; vós que permaneceis na Igreja por causa da vossa Fé, que permaneceis firmes sobre os fundamentos da Fé que vos veio da Tradição Apostólica. E se uma inveja execrável tentou sacudi-lo em várias ocasiões, não conseguiu. Foram eles que se separaram dela na crise atual.

Ninguém, jamais, prevalecerá contra a vossa fé, amados irmãos. E acreditamos que Deus nos devolverá nossas igrejas um dia.

Assim, quanto mais violentamente tentam ocupar lugares de culto, mais se separam da Igreja. Eles afirmam representar a Igreja; mas, na realidade, são eles que são expulsos dela e se desviam.

Mesmo que os católicos fiéis à tradição sejam reduzidos a um punhado, são eles que constituem a Verdadeira Igreja de Jesus Cristo."

(Fonte desta carta: Coll. selecta SS. Eccl. Patrum, Caillau e Guillou, Vol. 32, pp. 411-412)

As palavras que acabamos de ler não poderiam ser mais claras. Isso é dito por um santo bispo que foi exilado e excomungado várias vezes oferecendo tudo aos pés de Cristo Jesus. Que ilustres conselhos e consolações ouvimos deste campeão da verdade do Evangelho! Devemos pensar no seguinte: este bravo homem de Deus na época foi desprezado, insultado e severamente maltratado por aqueles que gozavam da aprovação dos altos hierarcas do mundo e da Igreja – até mesmo pelo próprio Romano Pontífice na época. Todos eles já morreram, Santo Atanásio foi canonizado e declarado doutor da Igreja, enquanto seus perseguidores entraram para a história como hereges e traidores que foram em vida; é assim que a justiça divina opera dentro da Igreja. Este e outros exemplos devem servir como inspiração para lutar pela Tradição Católica em sua plenitude, não importa o que os outros digam, especialmente aqueles que estão no comando, mas que não cumprem seu dever. As exortações de Santo Atanásio nos fazem nos ver no espelho de quem realmente somos, o que nos dá conforto para esta turbulência atual. Não somos o grupo dos "perfeitos, da elite ou dos salvos", somos pecadores terríveis, somos os católicos de todos os tempos, que têm o dever de pregar o que sempre foi afirmado dentro da Igreja Católica. Não diria que esta é uma responsabilidade digna de inveja por parte dos santos mais aclamados da história?

Quer tenhamos que celebrar a Missa de Todos os Tempos em uma garagem, em uma fazenda fora da cidade, em um local abandonado, no sótão de uma joalheria, temos o dever de fazê-lo por amor à Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo que deu tudo por nós. Não apenas para celebrar a Santa Missa Tradicional em um lugar adequado para a salvaguarda dos paroquianos, mas para pregar a doutrina contra-revolucionária que inflama os corações com zelo pelas almas. Ensinar o Magistério perene por meios virtuais nas aulas de fim de semana, em casa, nas salas de estudo, não importa o lugar, desde que o corpus doutrinal seja o mesmo de dois mil anos atrás. Não nos deixemos cair no desespero causado pelo demônio para nos desanimar do bom combate, nenhum desses movimentos do adversário e de seus seguidores deve ser um impedimento para perseverar no combate que a Santa Madre Igreja sempre deu. A paz pode – e deve – habitar em nossos corações diante dos desastrosos adversários da Cruz Redentora de Nosso Senhor, como lemos na carta, há alegrias em abundância para que possamos nos sentir orgulhosos do trabalho que Deus coloca em nossas mãos como responsabilidade de cada pessoa que recebeu a Graça da Tradição. Peçamos a Maria Santíssima que as palavras de Santo Atanásio ressoem nas almas de centenas de fiéis que imitem esta galante Senhora de toda a criação em seu trabalho incessante pela restauração da Igreja de Cristo Nosso Senhor. Paz no combate, tranquilidade na escuridão e serenidade diante das ameaças.

 (Fonte: INFOCATOLICA)

A substituição de imagens de Jesus pelas de Xi Jinping nas igrejas da China faz parte de um processo de "sinicização" realizado pelo Partido Comunista (PCC) para reforçar os ataques à fé no gigante asiático. Um relatório da Comissão dos Estados Unidos sobre Liberdade Religiosa Internacional (USCIRF) alerta para esta e outras ações para exterminar a...